CONTOS NA MARGEM – EXPRESSÃO DA CONTEMPORANEIDADE EM MATO GROSSO

Autores

  • GILVONE FURTADO MIGUEL UFMT

Resumo

O conto – gênero narrativo consolidado na literatura brasileira contemporânea –
tem, na obra Na margem esquerda do rio: contos de fim de século (2002, organização de Juliano Moreno e Mário Cezar Silva Leite), o mais recente e mais contundente referencial da narrativa curta em Mato Grosso. As formas narrativas expressam maneiras peculiares de entender e escrever o mundo, compondo uma literatura que deixa à margem todo realismo demasiado ingênuo. Uma atmosfera particular é instaurada no tratamento dos temas, nos aspectos expressivos e nas imagens poéticas que dão conta do âmago do homem – com suas sensibilidades, conflitos e dilemas – e, ao mesmo tempo, deixa transparecer o panorama local. Neste estudo, percorremos a “feitura” em busca do “efeito” dos contos representativos da contística mato-grossense, acreditando que essa obra seja um marco, posto como uma margemdo espaço ocupado pelo gênero na região e, extensivamente, no cenário nacional. O diálogo com outras produções nacionais é o caminho metodológico da hermenêutica empreendida; e a via do mito conduz a interpretação à universalidade simbólica na representação do homem no mundo e em relação ao outro. No universo da literatura mato-grossense, novas visões se descortinam nesta obra revelando-nos um mundo de realidades em forma de ficção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUES, Tereza. Gregória na janela. In: LEITE, Mário Cezar Silva; CARVALHO Juliano Moreno K. (Org.). Na margem esquerda do rio: contos de fim de século. São Paulo: Via Lettera, 2002.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/Anablume, 2002.

BARTHES, R. Mitologias. São Paulo: Difel, 1980.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1990. v. 1.

BRUÑEL, Pierre. Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

BRUÑEL, Pierre. Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

CASTELLO, José. Prefácio. In: LEITE, Mário Cezar Silva; CARVALHO Juliano Moreno K. (Org.). Na margem esquerda do rio: contos de fim de século. São Paulo: Via Lettera, 2002.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: EdUFMG, 2001.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GOMES, Icléia Rodrigues de Lima. In: LEITE, Mario Cezar S.; CARVALHO, Juliano Moreno K. (Org.). Na margem esquerda do rio: contos de fim de século. São Paulo: Via Lettera, 2002. Orelha.

LEITE, Mario Cezar S.; CARVALHO, Juliano Moreno K. (Org.). Na margem esquerda do rio: contos de fim de século. São Paulo: Via Lettera, 2002.

LUCAS, Fábio. A face visível. Rio de Janeiro: José Olympio; São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1973.

LUCAS, Fábio. O conto no Brasil Moderno: 1922-1982. In: PROENÇA FILHO, Domício. (Org.). O livro do seminário. São Paulo: LR Editores, 1983. p.103-164.

MIELIETINSKI, E. M. A poética do mito. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987.

SILVA, Vera M. Tietzmann. A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles. Rio de Janeiro: Presença, 1985.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

MIGUEL, G. F. (2015). CONTOS NA MARGEM – EXPRESSÃO DA CONTEMPORANEIDADE EM MATO GROSSO. Revista Alere, 1(1), 10. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/580

Edição

Seção

ARTIGOS