Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-10-16. Leia a versão mais recente.

ALGUMAS INCURSÕES SOBRE CADERNOS DE MEMÓRIAS COLONIAIS E A GORDA, DE ISABELA FIGUEIREDO

Autores

  • ADÉLIA MARIA DE SOUZA LIMA

Palavras-chave:

Cadernos de Memórias Coloniais, A Gorda, Romance dos Retornados, Memória

Resumo

Pretende-se com esse estudo refletir sobre escritas contemporâneas que abordam o final do colonialismo e o início do pós-colonial, nos pautamos nas obras Cadernos de Memórias Coloniais (2009) e o romance A gorda (2018), de Isabela Figueiredo.
Narrativas que veiculam gêneros literários distintos, porém uma complementa a outra, de maneira que a primeira ofereceu possibilidade para a autora juntar argumentos e estruturar a segunda. Deste modo, podemos dizer que a obra memorialística de Isabela Figueiredo, Cadernos de Memórias Coloniais, serviu como laboratório para a criação do romance A Gorda. Buscaremos, portanto, refletir sobre os gêneros memórias e romance dos retornados, tendo como ponto principal de discussão, em ambas as obras, a figura do pai da protagonista, portadora de uma imagem controversa, pois esse pai é visto como exemplo a seguir por amar a filha e cuidar da família, mas também é nessa mesma figura que a filha vê uma imagem do colonizador que usa todo o poder do homem branco perante o povo negro, comportamento que contraria os sentimentos dessa filha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

No corpo da versão em pdf do artigo.

Downloads

Publicado

2021-10-16

Versões

Como Citar

DE SOUZA LIMA, A. M. (2021). ALGUMAS INCURSÕES SOBRE CADERNOS DE MEMÓRIAS COLONIAIS E A GORDA, DE ISABELA FIGUEIREDO. Revista Alere, 22(2), 23–38. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/5885

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)