PENSANDO A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Marcelo Moraes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Patrícia Pinheiro de Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Palavras-chave:

Educação antirracista, Relações étnico-raciais, Pós-graduação

Resumo

O presente artigo busca discorrer sobre as ações afirmativas que se fazem presentes para garantir o acesso e permanência dos grupos étnico-raciais formado por pessoas pretas, pardas e indígenas na universidade pública cursando pós-graduação, tendo em vista que o número ainda é considerado pequeno em relação presença de pessoas brancas nos dias atuais. Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo fazer um estudo sobre as ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu ofertada na universidade pública.
Para tanto, a pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico com busca de produções acadêmicas publicadas em periódicos de auto impacto científico, que discutem sobre a política de ação afirmativa no âmbito da pós-graduação. Conclui-se que o processo contínuo de conquista de direitos como o direito à educação em todos os níveis da educação, não deve ser considerado apenas política compensatória ou política de cooptação e o arrefecimento de demandas sociais, pois tem se constituído na sociedade como instrumentos de democratização e inclusão, como pode ser visto na experiência das cotas nas universidades brasileiras. Assim, reitera-se a necessidade do fortalecimento da política de ação afirmativa na pós-graduação a fim de que esse nível de ensino possa
garantir a equidade no acesso e permanência aos discentes.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Moraes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Mestrando do PPGEn - IFMT, Cuiabá – MT, e-mail: marceloatrativaspz@gmail.com

  • Patrícia Pinheiro de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Mestranda do PPGEn - UNIC, Cuiabá – MT, e-mail: patriciapinheiro037@gmail.com

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

Moraes, M., & Pinheiro de Oliveira, P. (2024). PENSANDO A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Revista Alere, 28(2), 53-68. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/12782