PENSANDO A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Palavras-chave:
Educação antirracista, Relações étnico-raciais, Pós-graduaçãoResumo
O presente artigo busca discorrer sobre as ações afirmativas que se fazem presentes para garantir o acesso e permanência dos grupos étnico-raciais formado por pessoas pretas, pardas e indígenas na universidade pública cursando pós-graduação, tendo em vista que o número ainda é considerado pequeno em relação presença de pessoas brancas nos dias atuais. Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo fazer um estudo sobre as ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu ofertada na universidade pública.
Para tanto, a pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico com busca de produções acadêmicas publicadas em periódicos de auto impacto científico, que discutem sobre a política de ação afirmativa no âmbito da pós-graduação. Conclui-se que o processo contínuo de conquista de direitos como o direito à educação em todos os níveis da educação, não deve ser considerado apenas política compensatória ou política de cooptação e o arrefecimento de demandas sociais, pois tem se constituído na sociedade como instrumentos de democratização e inclusão, como pode ser visto na experiência das cotas nas universidades brasileiras. Assim, reitera-se a necessidade do fortalecimento da política de ação afirmativa na pós-graduação a fim de que esse nível de ensino possa
garantir a equidade no acesso e permanência aos discentes.