ONDE CANTA O SABIÁ: O REGIONALISMO BRASILEIRO EM DOIS PROJETOS ESTÉTICOS

Autores

  • WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA UNEMAT

Resumo

Para uma parte da crítica se faz inócua, nos dias de hoje, a reflexão sobre regionalismo, considerando o tema uma questão superada para as nossas letras. Talvez haja alguma razão nisso: a superação de algumas fórmulas, a consciência de que o processo de formação da literatura brasileira silenciou, melhorseria dizer, acomodou realidades antagônicas e contrastantes.
Todavia, persi te a questão: o regionalismo como “síntese” e oposição a uma literatura e a um Brasil litorâneo carrega consigo apenas a imperfeição dos traços, o risco torto, ainda que impere uma maneira de trazer identidades e regiões marcadas pelo esquecimento e pelo abandono? Esta reflexão traz, inicialmente, ponderações sobre o projeto ideológico do regionalismo, segundo a crítica tradicional. Na sequência, discutimos algumas questões que norteiam o projeto estético da geração que elege o sertanejo como herói emblemático da cultura.

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Publicado

2015-06-07

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

ONDE CANTA O SABIÁ: O REGIONALISMO BRASILEIRO EM DOIS PROJETOS ESTÉTICOS. (2015). Revista Alere, 7(1), 18. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/483