REFLEXÕES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

Autores

  • ALEXANDRE VILAS BOAS DA SILVA UEL/UNOPAR)

Resumo

A história do homem é marcada pela invenção de aparatos tecnológicos que o auxiliam em suas tarefas, potencializando habilidades e, normalmente, facilitando a vida. A criação e aperfeiçoamento dos recentes recursos das tecnologias da informação e comunicação (TIC), nas últimas décadas, trouxeram mudanças significativas no modus vivendi, a partir da popularização de ferramentas de informática. Tais ferramentas, que não se restringem somente aos computadores pessoais, invadiram diversos segmentos da vida do homem, fazendo parte de áreas distintas como a comunicação, o entretenimento, a medicina, a produção de alimentos, os transportes, a educação, dentre outras. O objetivo deste artigo é realizar reflexões acerca da recente utilização pedagógica dos recursos de novas tecnologias, a partir de reflexões de Umberto Eco e Pierre Lévy – dois pensadores que problematizam, de forma seminal, questões pertinentes ao tema e ainda atuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BORGES, Jorge Luis. A Biblioteca de Babel. Ficções. Tradução de Carlos Nejar. São Paulo: Abril, 1972.

ECO, Umberto. Da Internet a Gutenberg. 1996. Disponível em: http://

www.inf.ufsc.br/~jbosco/ InternetPort.html. (Trad. João Bosco da Mota Alves). Acesso em 17 ago. 2013.

LÉVY, Pierre. A nova relação com o saber. Cibercultura. São Paulo: Editora34, 1999. p. 157-167.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do

homem understanding media. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2011.

VIRGIL, Johnny. A Biblioteca de Babel: uma metáfora para a sociedade dainformação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro v.8. n.4. ago. 07. Disponível em: http://www.dgz.org.br/ago07/F_I_art.htm. Acesso em 22 jul. 2013.

MORAN, Jose Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. 2004. Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/

espacos.htm. Acesso em 26 ago. 2013.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar