E.T.A. HOFFMANN E JACQUES CALLOT: A FICÇÃO DA IMAGEM

Autores

  • KARIN VOLOBUEF UNESP-Araraquara

Resumo

E. T. A. Hoffmann escreveu vários contos de fadas, entre os quais "Princesa Brambilla" (1821), que se destaca devido a sua dimensão pictórica: a narrativa foi publicada juntamente com oito ilustrações de Carl Friedrich Thiele, as quais foram elaboradas a partir de gravuras originalmente feitas pelo francês Jacques Callot. Enquanto as imagens de Callot retratam figuras do teatro italiano da Commedia dell'Arte, as de Thiele acompanham o enredo da narrativa, representando os personagens de Hoffmann, que se fantasiam para mergulhar no carnaval de Roma. As fantasias e máscaras usadas pelos personagens, porém, não garantem simplesmente o anonimato daqueles que as vestem para se divertir incógnitos; mais do que isso, elas criam duplicidade de sentidos e de identidade, e fazem com que planos narrativos e referências artísticas se sobreponham, criando um efeito semelhante ao do conjunto polifônico de uma orquestra (metáfora inclusive insinuada no próprio subtítulo, em que a narrativa é denominada de Capriccio).

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Referências

BACHTIN, Michail. Die groteske Gestalt des Leibes. In: BEST, Otto (Ed.). Das Groteske in der Dichtung. Darmstadt: Wissenschaftliche

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Publicado

2015-06-07

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ARTIGOS

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