UM LABIRINTO DE BARATAS OU A QUINTA HISTÓRIA, DE CLARICE LISPECTOR
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os efeitos do procedimento novelístico do encaixe presentes no conto A quinta história, de Clarice Lispector. Apresentando uma estrutura narrativa concêntrica e espiralada, na qual cinco estórias ilustram uma espécie de jogo de espelhos ou mise en abyme, o conto repete instigantes estruturas temáticas. Clarice Lispector constroi em poucos parágrafos variações sobre um mesmo argumento, uma espécie de desdobramento de histórias que se sucedem, a partir de um mesmo ponto, como matar baratas. Instaura-se, portanto, o movimento do sujeito que se procura, confrontando-se no campo das identidades, questão muito cara à obra clariceana. Uma leitura nessa direção tem como embasamento ensaios críticos que examinam a produção de Clarice Lispector e a técnica narrativa do encaixe. Por meio da análise apresentada espera-se revelar e descrever a escritura de Clarice Lispector, com base na técnica narrativa de encaixe e suas implicações no conto A quinta história.
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