REPRESENTAÇÕES NÃO HEGEMÔNICAS EM HARMONIA ROSALES: UMA ANÁLISE DAS OBRAS “THE CREATION OF GOD” E “THE VIRTUOUS WOMAN”

NON-HEGEMONIC REPRESENTATIONS IN HARMONIA ROSALES: AN ANALYSIS OF THE WORKS “THE CREATION OF GOD” AND “THE VIRTUOUS WOMAN”

Autores

  • Jardimélia Cantuário Silva Bastos UFBA

Resumo

O presente artigo visa analisar duas obras selecionadas da artista plástica Harmonia Rosales — The Creation of God e The Virtuous Woman —, em diálogo com o tema da representação e sua hegemonia. Utiliza-se o método dialético para se refletir e dialogar com as diversas fontes. Para tanto, apresentam-se as nuances da representação, tanto literária quanto artística em geral, com suas diferentes possibilidades de exteriorização, seguida de reflexões sobre as representações hegemônicas e sua ruptura. Por fim, verificam-se os elementos identitários e representativos presentes nas obras de Harmonia Rosales e o seu potencial narrativo contra-hegemônico. Conclui-se que a obra de Harmonia Rosales traz elementos que visam escrever e contar uma nova história, através de narrativas que escapam da realidade europeia, ao representar sujeitos historicamente apagados da arte.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cantuário Silva Bastos, J. (2022). REPRESENTAÇÕES NÃO HEGEMÔNICAS EM HARMONIA ROSALES: UMA ANÁLISE DAS OBRAS “THE CREATION OF GOD” E “THE VIRTUOUS WOMAN”: NON-HEGEMONIC REPRESENTATIONS IN HARMONIA ROSALES: AN ANALYSIS OF THE WORKS “THE CREATION OF GOD” AND “THE VIRTUOUS WOMAN”. Revista ECOS, 33(2), 71–84. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11237

Edição

Seção

LITERATURA