USOS DA VÍRGULA: DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS E PROPOSTA DE SOLUÇÃO/DIFFICULTIES IN COMMA USES: DIAGNOSIS OF PROBLEMS AND A SOLUTION PROPOSAL

Autores

  • Milenne Biasotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Amanda Puglia de Oliveira Buttini Universidade Federal da Grande Dourados.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma investigação que se insere no campo da Linguística Aplicada, visto que parte do diagnóstico de um problema – problemas no uso da vírgula em produções escritas de alunos de um curso de Letras – e propõe a consequente elaboração de uma intervenção didática que vise à minimização dos problemas diagnosticados.  O corpus foi gerado ao longo de um semestre letivo na disciplina Escrita e Ensino, ministrada a uma turma do curso de Letras de uma instituição pública. Para esta apresentação, o recorte analisado compõe-se de 10 textos escritos e reescritos (1ª e 2ª versões) por 05 sujeitos. A investigação centrou-se em três objetivos: a) diagnosticar os principais  problemas de uso da vírgula, considerando os efeitos de sentidos pretendidos e a norma padrão da Língua Portuguesa; b) elaborar uma intervenção, com uma proposta didática centrada em aspectos sintático-semânticos, diferenciada do ensino tradicional da pontuação, normalmente baseado em prescrições que não explicam o porquê dos usos nem refletem acerca dos efeitos de sentido resultantes das diferentes opções de uso; c) analisar, comparando uma versão escrita antes da intervenção e uma posterior a esta, se os sujeitos da pesquisa conseguiram pontuar seus textos de modo mais eficaz. Os resultados apontam para o fato de que o ensino da pontuação reflexivo e centrado nos efeitos de sentido, sem desconsiderar as regras gramaticais, torna o aprendizado mais eficaz e menos complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milenne Biasotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados. Doutorado.

Amanda Puglia de Oliveira Buttini, Universidade Federal da Grande Dourados.

Universidade Federal da Grande Dourados. Graduação

Referências

AZEREDO, J. C. de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3 ed. São Paulo: Publifolha, 2010. 584p.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 672p.

CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 97 ed. São Paulo: Nacional, 1994. 696p.

CONCEIÇÃO, R.I.S. Correção de texto: um desafio para o professor de português. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.43, n.2, p. 323-344, jul/dez 2004.

_____. Concepções de letramento e a relação entre a fala e a escrita na visão de professores de Língua Portuguesa em formação. In: GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (Orgs.). Interação, Gêneros e Letramento: a (re)escrita em foco. 2 ed. Campinas: Pontes, 2013, p. 133-148.

CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Revista Leitura: Teoria e Prática, Campinas, n°24, p.52-65, 1994.

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 133p.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. 800p.

FARACO, C. A.; TEZZA, C. Oficina de Texto. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 320p.

_____. Prática de texto para estudantes universitários. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011. 304p.

FERRARI, A.; LALA, L. Les emplois de la virgule en italien contemporain. De la perspective phono-syntaxique à la perspective textuelle, Langue française, n°172, p. 53-68, 2011.

PIACENTINI, M. T. de Q. Só vírgula: método fácil em vinte lições. 3 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2009. 143p.

ROCHA, I. L. V. O sistema de pontuação na escrita ocidental: uma retrospectiva. DELTA [online]. vol.13, n.1, p.83-118, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010244501997000100005&lng=pt&nrm=iso>.

ROJO, R. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando as relações oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. p.51-74.

SERAFINI, M.T. Como escrever textos. Trad. de M.A.B de Mattos. São Paulo: Globo, 1989. 222p.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

Biasotto, M., & Buttini, A. P. de O. (2019). USOS DA VÍRGULA: DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS E PROPOSTA DE SOLUÇÃO/DIFFICULTIES IN COMMA USES: DIAGNOSIS OF PROBLEMS AND A SOLUTION PROPOSAL. Revista ECOS, 25(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3324

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA