USOS DA VÍRGULA: DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS E PROPOSTA DE SOLUÇÃO/DIFFICULTIES IN COMMA USES: DIAGNOSIS OF PROBLEMS AND A SOLUTION PROPOSAL
Resumo
Apresentamos os resultados de uma investigação que se insere no campo da Linguística Aplicada, visto que parte do diagnóstico de um problema – problemas no uso da vírgula em produções escritas de alunos de um curso de Letras – e propõe a consequente elaboração de uma intervenção didática que vise à minimização dos problemas diagnosticados. O corpus foi gerado ao longo de um semestre letivo na disciplina Escrita e Ensino, ministrada a uma turma do curso de Letras de uma instituição pública. Para esta apresentação, o recorte analisado compõe-se de 10 textos escritos e reescritos (1ª e 2ª versões) por 05 sujeitos. A investigação centrou-se em três objetivos: a) diagnosticar os principais problemas de uso da vírgula, considerando os efeitos de sentidos pretendidos e a norma padrão da Língua Portuguesa; b) elaborar uma intervenção, com uma proposta didática centrada em aspectos sintático-semânticos, diferenciada do ensino tradicional da pontuação, normalmente baseado em prescrições que não explicam o porquê dos usos nem refletem acerca dos efeitos de sentido resultantes das diferentes opções de uso; c) analisar, comparando uma versão escrita antes da intervenção e uma posterior a esta, se os sujeitos da pesquisa conseguiram pontuar seus textos de modo mais eficaz. Os resultados apontam para o fato de que o ensino da pontuação reflexivo e centrado nos efeitos de sentido, sem desconsiderar as regras gramaticais, torna o aprendizado mais eficaz e menos complexo.
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