O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR/LA ALFABETIZACIÓN LITERARIA EM LA ENSEÃNA FUNDAMENTAL: UMA PROPUESTA PARA LA FORMACIÓN DEL ALUMNO LECTOR
Resumo
Neste artigo trouxemos uma reflexão sobre um trabalho de intervenção pedagógica apresentado no Programa de Mestrado-PROFLETRAS-Cáceres/MT. Neste, procuramos valorizar a leitura literária na sala de aula, colaborar para o desenvolvimento do processo de formação de leitores, a partir da literatura fantástica, de contos, e refletimos sobre o poder dos elementos insólitos (mistério, inexplicável, estranheza, ambiguidade) para despertar, no leitor juvenil, maior interesse pela leitura. O desenvolvimento do projeto ocorreu em uma turma do 9º Ano, do Ensino Fundamental, na Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, município de Rondonópolis-MT. Como pressupostos teóricos, estudamos obras de Cosson (2012), Todorov (1992), Jauss, (1994) Rezende (2002), Kleiman (2002), Novaes (2000), Candido (2006). Zilberman (1989), dentre outros. As atividades foram desenvolvidas com base numa sequência básica, que envolveu a leitura, a interpretação e a produção textual. Neste texto, destacamos as ações realizadas com o conto: “Tarde de sábado, manhã de domingo”, de José Jacinto Veiga.
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Referências
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