O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR/LA ALFABETIZACIÓN LITERARIA EM LA ENSEÃNA FUNDAMENTAL: UMA PROPUESTA PARA LA FORMACIÓN DEL ALUMNO LECTOR

Autores

  • Maria de Fátima da Conceição UNEMAT
  • Elizete Dall`Comune Hunhoff UNEMAT

Resumo

Neste artigo trouxemos uma reflexão sobre um trabalho de intervenção pedagógica apresentado no Programa de Mestrado-PROFLETRAS-Cáceres/MT. Neste, procuramos valorizar a leitura literária na sala de aula, colaborar para o desenvolvimento do processo de formação de leitores, a partir da literatura fantástica, de contos, e refletimos sobre o poder dos elementos insólitos (mistério, inexplicável, estranheza, ambiguidade) para despertar, no leitor juvenil, maior interesse pela leitura.  O desenvolvimento do projeto ocorreu em uma turma do 9º Ano, do Ensino Fundamental, na Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, município de Rondonópolis-MT. Como pressupostos teóricos, estudamos obras de Cosson (2012), Todorov (1992), Jauss, (1994) Rezende (2002), Kleiman (2002), Novaes (2000), Candido (2006). Zilberman (1989), dentre outros. As atividades foram desenvolvidas com base numa sequência básica, que envolveu a leitura, a interpretação e a produção textual. Neste texto, destacamos as ações realizadas com o conto: “Tarde de sábado, manhã de domingo”, de José Jacinto Veiga.

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Biografia do Autor

  • Maria de Fátima da Conceição, UNEMAT
    Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Professora da Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, no município de Rondonópolis-MT.
  • Elizete Dall`Comune Hunhoff, UNEMAT
    Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR/LA ALFABETIZACIÓN LITERARIA EM LA ENSEÃNA FUNDAMENTAL: UMA PROPUESTA PARA LA FORMACIÓN DEL ALUMNO LECTOR. (2020). Revista ECOS, 28(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4388