UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES/A CASE STUDY ON THE TEACHING OF LINGUISTIC VARIATION IN THE ELEMENTARY SCHOOL: BETWEEN CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental I, Variação linguística e ensino, Anos iniciais

Resumo

Os documentos que regem a educação brasileira orientam que, desde os anos iniciais, os alunos devem conhecer e valorizar a diversidade linguística do Brasil e da região em que vivem. Sendo assim, o presente artigo visa compreender em que medida cinco pedagogas que ministram aulas no Ensino Fundamental I da Escola Estadual Onça Pintada trabalham as variações linguísticas em suas aulas de linguagem. Para tanto, buscamos subsídio teórico na Sociolinguística Educacional– Martins (2008), Bortoni-Ricardo (2005, 2008), Gomes (2008) — ciência que busca combater ao preconceito linguístico na escola e valorizar as pluralidades linguísticas. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa amparado na perspectiva do Professor Pesquisador (BORTONI-RICARDO, 2008). Os dados mostraram que as professoras articulam, mesmo que de forma tangenciada, discussões relacionadas às diversidades linguísticas nas suas aulas de linguagem e que há um desalinhamento dos materiais didáticos utilizados pelas docentes com o que recomendam os documentos oficiais.

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Biografia do Autor

Lucilene Greice Botelho Magalhães, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT. Graduada em Letras - Português e suas respectivas Literaturas pela UNEMAT.

Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

Aluno regular do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, vinculado à linha de pesquisa: Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Mestre em Linguística pela mesma instituição.  

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Botelho Magalhães, L. G. ., & Duarte Vilasboas Seba, A. L. (2022). UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES/A CASE STUDY ON THE TEACHING OF LINGUISTIC VARIATION IN THE ELEMENTARY SCHOOL: BETWEEN CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Revista ECOS, 33(2), 213–241. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6546

Edição

Seção

LINGUÍSTICA