UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES/A CASE STUDY ON THE TEACHING OF LINGUISTIC VARIATION IN THE ELEMENTARY SCHOOL: BETWEEN CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Palavras-chave:
Ensino Fundamental I, Variação linguística e ensino, Anos iniciaisResumo
Os documentos que regem a educação brasileira orientam que, desde os anos iniciais, os alunos devem conhecer e valorizar a diversidade linguística do Brasil e da região em que vivem. Sendo assim, o presente artigo visa compreender em que medida cinco pedagogas que ministram aulas no Ensino Fundamental I da Escola Estadual Onça Pintada trabalham as variações linguísticas em suas aulas de linguagem. Para tanto, buscamos subsídio teórico na Sociolinguística Educacional– Martins (2008), Bortoni-Ricardo (2005, 2008), Gomes (2008) — ciência que busca combater ao preconceito linguístico na escola e valorizar as pluralidades linguísticas. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa amparado na perspectiva do Professor Pesquisador (BORTONI-RICARDO, 2008). Os dados mostraram que as professoras articulam, mesmo que de forma tangenciada, discussões relacionadas às diversidades linguísticas nas suas aulas de linguagem e que há um desalinhamento dos materiais didáticos utilizados pelas docentes com o que recomendam os documentos oficiais.
Downloads
Referências
BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BERALDO, J. Variações Linguísticas. PREPARA ENEM. Disponível em: <https://www.preparaenem.com/portugues/variacoes-linguisticas.htm>. Acesso em: 02 jun. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF. 1988.
______ Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC. 2018.
______. Nada na língua é por acaso – por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
______. Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa. Parábola Editorial, São Paulo, 2004.
BORTONI-RICARDO, S, M. Manual de Sociolinguística. Sao Paulo: Contexto, 2014 ̃.
______. 2008. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola.
______. Heterogeneidade lingüística e o ensino da língua: o paradoxo da escola. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nos cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.
______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
CALVET, L, J. Sociolinguística: uma introdução crítica. Traduçao de Marcos Marcionílio. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
COELHO, I, L; GORSK, E, M; MAY, G, H; SOUZA, C, M, N. Para conhecer a sociolinguística. - 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.
ETTO, M, R; V, G. CARLOS. Sociolinguística: o papel do social na língua. Mosaico (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP) São José do Rio Preto, SP – Brasil, 2017.
FARACO, C. A. O desafio da implementação de uma pedagogia da variação linguística no ensino de língua materna. Entrelinhas, v. 11, n. 1, p. 132-134, 2017. Entrevista realizada por Carolina Knack. Disponível em:< https://bit.ly/3PVLN5n>. Acesso em 02 jun. 2022.
KARIM, J, M. A variação na concordância de gênero no falar da comunidade de Cáceres-MT. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Araraquara-Sp, 2004-03.05
LABOV, W. Principles of linguistic change (cognitive and cultural factors), v. 3. Oxford: Wiley-Blackwell. 2010.
______. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso-Etapa Ensino
Médio (DRC-MT-EM- 2ª Versão preliminar - pós CEE). Cuiabá: SEDUC, 2021.
MOURA, R, B; GUILHERME, R, F, O; FUZA, A, F; HAUPT, C. A temática da variação linguística nos anos iniciais do ensino fundamental do documento curricular do Tocantins. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.64, 2022.
OLIVEIRA, D, M; ANTUNES, CIRO, C. A variação linguística e o ensino de língua portuguesa. In: ALMEIDA, F, A. EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: ENSINO, CONTRIBUIÇÕES E DISCURSOS. São Paulo: Científica Digital.2021, p.59-72
PAIVA, V. L. M. O. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
PATRIOTA, L, M; PEREIRA, P, R, F. O lugar da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Letras Raras, v. 7, n. 2, p. 289-307, 2018. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1066. Acesso em: 30 maio 2022.
SILVA, D, M.; MILANI, S, E. Whitney, Saussure, Meillet E Labov: a língua como um fato social. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3yrzR5e>. Acesso em: 09/05/2022.
WEINREICH, W; LABOV, W; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Trad.: Marcos Bagno: revisão técnica: Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.