ANÁLISE DAS FEIÇÕES MORFOLÓGICAS, EROSÕES, ILHAS E BARRAS AO LONGO DO RIO PARAGUAI: UM ESTUDO DE CAMPO DA PONTE DE CÁCERES, MT, ATÉ A FOZ DO RIO JAURU

Autores

  • Meire Cardoso Ferreira UNEMAT
  • Evaldo Ferreira UNEMAT

Palavras-chave:

Feições morfológicas. Rio Paraguai. Sistema Fluvial.

Resumo

Este estudo investiga as feições morfológicas do rio Paraguai, partindo da ponte Marechal Rondon, em Cáceres, MT, até a foz do rio Jauru, analisando sua relação com a dinâmica fluvial. Coletou-se dados de seção transversal, velocidade da corrente e sedimentos, buscando compreender a influência de fatores como relevo, vegetação e características das margens. Os resultados revelam a importância dessas características na formação de ilhas, barras e erosões. Essas informações contribuem para o entendimento do sistema fluvial do rio Paraguai nesta área, fornecendo subsídios para estudos futuros sobre a evolução do rio e sua interação com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Cardoso Ferreira, UNEMAT

Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Docência no Ensino Superior, pela Unemat, pós-graduada em Informática na Educação, pela UFMT, e PTES na UNEMAT, Câmpus de Juara.

Evaldo Ferreira, UNEMAT

Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Referências

ARAÚJO, N. Usina Hidrelétrica no Rio Teles Pires. Gazeta Digital. 12 de fevereiro, 2018.

CAUVILLA, Vinícius Bernardi. Caracterização hidrogeomorfológica do rio da Divisa, entre Chapecó e Guatambú - SC. 2016.

CUNHA, S. B. da. Geomorfologia Fluvial. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013, cap. 5, p. 211-252.

LIMA, Aguinel Messias et al. O rio Paraguai em Cáceres/MT-Brasil: um tema significativo para prática da educação ambiental escolarizada. Cuadernos de Educación y Desarrollo, n. 85, 2017.

LIMA, Flávia Jorge de. Evolução geomorfológica e reconstrução paleoambiental do setor subúmido do Planalto Sedimentar do Araripe: um estudo a partir dos depósitos coluviais localizados nos municípios de Crato e Barbalha-Ceará. 2015.

SOUZA, Alexandre dos Santos. Caracterização geomorfológica e do meio físico da folha Itapororoca 1: 25.000. 2014.

SOUZA, Naiah Caroline Rodrigues de. Avaliação de metodologia para classificação de alterações hidrológicas à jusante de barramentos em rios de semiárido. 2016.

Recebido: 25/05/2023

Aprovado: 01/06/2023

Publicado: 31/12/2023

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Ferreira, M. C., & Ferreira, E. (2023). ANÁLISE DAS FEIÇÕES MORFOLÓGICAS, EROSÕES, ILHAS E BARRAS AO LONGO DO RIO PARAGUAI: UM ESTUDO DE CAMPO DA PONTE DE CÁCERES, MT, ATÉ A FOZ DO RIO JAURU. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(4). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12080

Edição

Seção

Artigos