O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NESSE CONTEXTO

Autores

  • Renata Maria da Silva UFRO
  • José Aldair Pinheiro UNEMAT

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Base Nacional Comum Curricular. Séries Iniciais. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de verificar como está sendo ministrada a disciplina de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede básica de ensino. O intuito foi (considerando seu percurso histórico e as transformações ocorridas ao longo dos anos) compreender quais as intervenções que minaram essa área, cerceando a atuação dos docentes. Para isso, valeu-se de revisão bibliográfica, visitando-se diversas fontes, como jornais, revistas, artigos científicos, teses, dissertações, livros, entre outros que estudam/discutem essa temática. Assim, foram selecionados materiais nas bases de dados Scielo e Portal de Periódicos da CAPES, além de documentos, leis e diretrizes essenciais para compreender o sistema educacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria da Silva, UFRO

Doutoranda da Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Porto Velho, Brasil. Mestre em Geografia.

José Aldair Pinheiro, UNEMAT

Doutor em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) UNEMAT, Cáceres, Brasil.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518 _versaofinal_site.pdf.>. Acesso em: 04 fev. 2020.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos do Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, componente curricular: Geografia. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), v. 12, n. 19, p.183-203, jul./dez. 2016.

FANTIN, Maria Eneida; TAUSCHECK, Neusa Maria; NEVES, Diogo Labiak. Metodologia do Ensino de Geografia. Curitiba: Intersaberes, 2019.

FERNANDES, Maria José da Silva. A geografia como disciplina escolar: breve trajetória. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). EaD PMB. Aprendizado Inteligente. 2012. Bauru. SP.

GALVÃO, Iapony Rodrigues, et al. Geografia nas séries iniciais: observação do ensino e uma análise da perspectiva do aluno e do professor na cidade de Caicó/RN. Colóquio Internacional de Educação Geográfica, 1., 2018, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2018. p. 237-248.

GEBRAN, Raimunda Abou. O ensino da geografia nas séries iniciais do 1º grau: encaminhamentos para uma ação redimensionada. Nuances: estudos sobre educação, v. 3, n. 3, p. 31-40, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MAZZONETTO, Maria de Lourdes Prolo; MOREIRA, Antônio Carlos. Alfabetização geográfica nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista de Ciências Humanas, v. 7, n. 9, p. 121-132, 2006.

MELO, Adriany de Ávila; VLACH, Vânia Rúbia Farias; SAMPAIO, Antônio Carlos Freire. História da geografia escolar brasileira: continuando a discussão. Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: COLUBHE, 2006. p. 2683-2694.

PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. A BNCC para o ensino de Geografia: A proposta das ciências humanas e da interdisciplinaridade. OKARA: Geografia em debate, v. 12, n. 1, p. 48-68, 2018.

ROCHA, Genylton Odilon Rego da. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://repositorio.pucsp. br/jspui/handle/handle/9603> Acesso em: 10 mar. 2020.

SILVA, Marly Gomes da Maia. O ensino geografia e a docência nas séries iniciais da Escola Municipal Onélia de Oliveira em Alexânia-GO. 2012. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Universidade de Brasília, Alexânia.

SILVA, Tânia Paula; SILVA, Laura Regina. O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 8, n. 15, p. 242-265, 2018.

SOARES JUNIOR, Francisco. Cláudio. A produção histórica do ensino da geografia no Brasil. Congresso Brasileiro de História da Educação, 2., 2002, Natal. Anais... Natal: EDUFRN, 2002. p. 1-9.

VELOSO, Fernando. A evolução recente e propostas para a melhoria da educação no Brasil. In: BACHA, E.; SCHWARTZMAN, S. (Ed.). Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Recebido: 16/11/2023

Aprovado: 01/12/2023

Publicado: 31/12/2023

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Silva, R. M. da, & Pinheiro, J. A. (2023). O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NESSE CONTEXTO. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(4). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12082

Edição

Seção

Artigos