ENSINO DE GEOGRAFIA COM AULA DE CAMPO NA ESCOLA DO CAMPO DOM FRANCISCO DE AQUINO CORRÊA – POCONÉ, MT

Autores

  • William James Vendramini Campus de Três Lagoas, UFMS
  • Rodrigo Simão Camacho Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFGD)

Palavras-chave:

Aula de campo. Educandos. Teoria e prática. Educação do campo.

Resumo

O fortalecimento de prática metodológica é desafiador para todo educador, uma alternativa proposta neste estudo é a aula a campo, que foi aplicada em uma Escola pública do campo no Município de Poconé/MT. A metodologia buscou utilizar referências bibliográficas, e a pesquisa ação, apresentado dados quali-quantitativo, apresentado resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos educandos participantes do projeto que teve como culminância a aula de campo no Pantanal mato-grossense. Os resultados demostraram que uma proposta de aula diferenciada, amplia a motivação dos educandos, possibilitando um melhor desempenho destes por assimilação entre a teoria e a prática, sendo efetivado no melhoramento de suas médias nas mais diversas áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William James Vendramini, Campus de Três Lagoas, UFMS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia – Mestrado e Doutorado em Geografia – Campus de Três Lagoas, UFMS.

Rodrigo Simão Camacho, Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFGD)

Doutor em Geografia - UNESP, Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFGD) e nos programas de pós-graduação em Geografia na UFMS e na UFGD e em Educação e Territorialidade na UFGD.

Referências

AB’ SABER, Aziz Nacib. (Re)Conceituando Educação Ambiental. Museu de Astronomia e Ciências Afins/CNPq – MAST, 1991.

ALBUQUERQUE, J. N.; OLIVEIRA, I. L. R; GÓIS, J. S. Química e Biologia experimentais em escolas públicas. Congresso Nordestino de Biólogos. Anais ... v. 4: Congrebio 2014.

ALMEIDA, Cláudio Simone Lemos; PINHEIRO, Antônio Carlos. A relação entre os saberes da Geografia Escolar e da Acadêmica: impactos na formação do professor. Revista Para Onde!? Rio Grande do Sul. v.10, n.2, 2018.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S., Molina, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL, Sistema de Informação Geoambiental: Cuiabá, Várzea Grande e Entorno, SIG Cuiabá. v.1. Ministério das Minas e Energia, CPRM, 2006.

______. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. SEED, Curitiba, 2006. Disponível em: <http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/conteudo/iv-cnijma/diretrizes.pdf>. acesso em 10/07/2021.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 1/2002. Institui diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. MEC: Brasília, DF, 2002.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB/2/2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. MEC: Brasília, DF, 2008.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília, DF: MDA/MEC, 2010. p. 103-126. (Série NEAD Debate, 20).

CAMACHO, Rodrigo Simão. O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: um caminho para compreender a realidade em que se vive. Revista: Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 3-35, jul./dez. 2011.

______. Paradigmas em disputa na Educação do Campo. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus de Presidente Prudente, UNESP, Presidente Prudente, SP, 2014.

______. et al. Evaluation of the relationship between education and sustainability in peasant movements: the experience of the national education program in agrarian reform. Evaluation and Program Planning, v.1, p.1 - 23, 2015.

______. O PRONERA: uma política pública de educação para inclusão social da classe camponesa. Revista Mundi Sociais e Humanidades. Curitiba, PR. v. 2, n. 2, 25, 2017. p.1-29

CARMO, S; SCHIMIN, E. S. O ensino da Biologia através da experimentação. Dia-a-dia Educação. Colégio Estadual Manoel Ribas, Guarapuava- PR, 2008, p. 01-19.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. A cidade e a cultura urbana na geografia escolar. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 1, p. 95-111, 2006.

COSTA, Rodrigo Ferreira. Território rural do Bolsão (MS): análise das escolas no campo e da produção acadêmica sobre Educação do Campo. 2019. 215f. Dissertação (Mestrado em Geografia) –. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Três Lagoas, MS, 2019.

ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido Comunista. In: BOGO, Ademar (Org.). Teoria da organização política: escritos de Engels, Marx, Lenin, Rosa, Mao. São Paulo: Expressão Popular, 2005, p.83-125

FABRINI, João Edmilson. Território, classes e movimentos sociais no campo. Revista da ANPEGE, v.7, n.7, p.97-112, jan./jul. 2011.

JUNIOR, H. T. V., et al. Projeto Geoparques Geoparque Chapada dos Guimarães, MT. Serviço Geológico do Brasil, 2011.

KLOETZEL, Kurt. O que é meio ambiente? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998.

MATO GROSSO. SEDUC. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, 2009.

______. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Concepções para a Educação Básica, 2018.

Ministério do Meio Ambiente – MMA. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio. Plano de manejo do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, 2009.

SIQUEIRA, M. D. S. O turismo e o lazer sobem a serra: um estudo de caso sobre a rodovia MT-251, Chapada dos Guimarães e sua área de abrangência. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Recebido: 04/03/2024

Aprovado: 25/03/2024

Publicado: 28/04/2024

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Vendramini, W. J., & Camacho, R. S. (2024). ENSINO DE GEOGRAFIA COM AULA DE CAMPO NA ESCOLA DO CAMPO DOM FRANCISCO DE AQUINO CORRÊA – POCONÉ, MT. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(5). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12461

Edição

Seção

Artigos