ENTRE A ESCOLA E O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM JOVEM ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Estudante Trabalhador; Êxodo Rural; Popularização da Ciência.Resumo
Este trabalho traz um relato de experiência de um jovem estudante do Ensino Médio, da cidade de Tangará da Serra que, em função da necessidade de exercer atividades remuneradas para contribuir com a subsistência da família teve que se mudar da zona rural para habitar e trabalhar na cidade. Trata-se de um estudante inscrito no Programa de Bolsa de Iniciação Científica financiado pelo CNPq, na perspectiva de popularização da ciência, que, pela mudança de vida, teve que redirecionar suas atividades do projeto no qual estava envolvido. Sabemos o quanto os jovens sofrem ao se deparar com mudanças em função da situação financeira, dividindo suas horas diárias entre as atividades escolares e as atividades como trabalhadores, tendo que se inserir muito cedo mercado de trabalho. O relato, então, parte de um depoimento, coletado em forma de entrevista, na qual o jovem expressa seus anseios, suas dificuldades de adaptação à nova rotina e, ainda, uma nova dimensão nas relações familiares.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
FERREIRA, Adriane Carneiro e RAMOS, Edna Amancio de Souza. O ensino médio no Brasil: em busca da inovação? Revista Qualidade Emergente, 2012, v.3 n.1: 30-41
GOULART. Luiz Peter Ribeiro. Estudantes do ensino médio noturno: um estudo sobre relações entre educação e trabalho. Porto Alegre: UFRGS/Curso de Sociologia, 2013.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa. V.41 N.144 SET./DEZ. 2011. p. 752-769
LOBATO, Ana Laura e LABREA, Valéria Viana. Juventude e trabalho: contribuição para o diálogo com as políticas públicas. Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise. Brasília: IPEA, v.18, n.55, p.33-38, ago./2013.
SEBEN, Jéssica Julian. Êxodo rural: fatores determinantes para a saída do jovem agricultor familiar do meio rural de Tapejara-RS. Tapejara: FAT, Curso de Administração, 2021.
VILELA, Elaine Gomes, BORREGO, Cristhiane Lopes, AZEVEDO, Adriana Barroso. Pesquisa narrativa: uma proposta metodológica a partir da narrativa. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul. V. 6 N. 12. 2021. P. 75-84
Recebido: 07/04/2024
Aprovado: 13/05/2024
Publicado: 01/07/2024