ENTRE A ESCOLA E O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM JOVEM ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Higor Assis de Souza Escola Estadual 13 de Maio, Tangará da Serra-MT
  • Meire Vasselli Damasceno Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso
  • Maria Helena Rodrigues Paes Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Neodir Paulo Travessini Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Palavras-chave:

Estudante Trabalhador; Êxodo Rural; Popularização da Ciência.

Resumo

Este trabalho traz um relato de experiência de um jovem estudante do Ensino Médio, da cidade de Tangará da Serra que, em função da necessidade de exercer atividades remuneradas para contribuir com a subsistência da família teve que se mudar da zona rural para habitar e trabalhar na cidade. Trata-se de um estudante inscrito no Programa de Bolsa de Iniciação Científica financiado pelo CNPq, na perspectiva de popularização da ciência, que, pela mudança de vida, teve que redirecionar suas atividades do projeto no qual estava envolvido.  Sabemos o quanto os jovens sofrem ao se deparar com mudanças em função da situação financeira, dividindo suas horas diárias entre as atividades escolares e as atividades como trabalhadores, tendo que se inserir muito cedo mercado de trabalho. O relato, então, parte de um depoimento, coletado em forma de entrevista, na qual o jovem expressa seus anseios, suas dificuldades de adaptação à nova rotina e, ainda, uma nova dimensão nas relações familiares. 

Palavras-chave:

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Higor Assis de Souza, Escola Estadual 13 de Maio, Tangará da Serra-MT

    Estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, Tangará da Serra-MT.

  • Meire Vasselli Damasceno, Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso

    Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso.

  • Maria Helena Rodrigues Paes, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Docente da UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT.

  • Neodir Paulo Travessini, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Docente da UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT.

Referências

FERREIRA, Adriane Carneiro e RAMOS, Edna Amancio de Souza. O ensino médio no Brasil: em busca da inovação? Revista Qualidade Emergente, 2012, v.3 n.1: 30-41

GOULART. Luiz Peter Ribeiro. Estudantes do ensino médio noturno: um estudo sobre relações entre educação e trabalho. Porto Alegre: UFRGS/Curso de Sociologia, 2013.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa. V.41 N.144 SET./DEZ. 2011. p. 752-769

LOBATO, Ana Laura e LABREA, Valéria Viana. Juventude e trabalho: contribuição para o diálogo com as políticas públicas. Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise. Brasília: IPEA, v.18, n.55, p.33-38, ago./2013.

SEBEN, Jéssica Julian. Êxodo rural: fatores determinantes para a saída do jovem agricultor familiar do meio rural de Tapejara-RS. Tapejara: FAT, Curso de Administração, 2021.

VILELA, Elaine Gomes, BORREGO, Cristhiane Lopes, AZEVEDO, Adriana Barroso. Pesquisa narrativa: uma proposta metodológica a partir da narrativa. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul. V. 6 N. 12. 2021. P. 75-84

Recebido: 07/04/2024

Aprovado: 13/05/2024

Publicado: 01/07/2024

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENTRE A ESCOLA E O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM JOVEM ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO. (2024). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(6). https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12643

Artigos Semelhantes

1-10 de 61

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.