AS CONEXÕES DO CARIMBÓ COM OS CORPOS DANÇANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO NO RITMO DA DANÇA

Autores

  • Érica Lopes da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Ronélia do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Palavras-chave:

Carimbó. Projeto de extensão. Cultura.

Resumo

O projeto de extensão No Ritmo da Dança tem promovido oportunidades de aprendizado de danças tradicionais da cultura brasileira de macrorregiões, sendo o carimbó uma dança que representa a região norte do país. As leituras, pesquisas e práticas da dança do carimbó têm sido excelentes maneiras de enriquecer o conhecimento dos(as) estudantes de pedagogia da Unemat, campus de Juara-MT e da população por onde o projeto tem marcado presença. A cada produção de movimentos, preparação e apresentação é perceptível a aceitação do público, como também e o empenho dos(as) dançarinos(as) e essa reação incentiva o envolvimento e a necessidade de aprofundar cada vez mais a busca por conhecimento desta dança, incluindo-a como uma aprendizagem da diversidade e do exercício da corporeidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Érica Lopes da Silva , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

  • Ronélia do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Pedagoga e Mestra em Educação pela Unemat.

  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Doutora em Educação.

    Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.

DUARTE, Cátia Pereira; SILVA, Vitor Tadeu Paiva.Danças Tradicionais de Paraty: experiência metodológica que garantiu justiça social em relação aos saberes indígenas, quilombolas e caiçaras na escola antes e durante a pandemia. In : Revistade Comunicação Científica–RCC, Mai./Ago., Vol. I, n. 11, pgs. 221-235, 2023. ISSN 2525-670X. Disponível em:https://periodicos.unemat.br/index.php/RCC/index

GEHRES, A. de F.; BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Os corpos das danças no currículo cultural de educação física. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-18, 2020.

GEERTZ, C. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989.

GREINER, Christine. O Corpo – Pistas para estudos indisciplinares. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

GUZZO JUNIOR, Carlos Cristiano Espedito. O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

HUERTAS, Bruna Muriel. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista CPC, n. 18, p. 81-105, 2014.

MUNHOZ, Angélica Vier. Flutuações de um corpo-dança. Floatations of a dance-body - Repertório, Salvador, nº 16, p.24-30, 2011.

Recebido: 10/05/2024

Aprovado: 10/06/2024

Publicado: 01/07/2024

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS CONEXÕES DO CARIMBÓ COM OS CORPOS DANÇANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO NO RITMO DA DANÇA. (2024). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(6). https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12648

Artigos Semelhantes

1-10 de 57

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.