PAULO FREIRE E DARCY RIBEIRO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

  • Lia FARIA
  • Rosemaria J. Vieira SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3256

Resumo

O presente artigo visa recuperar um momento histórico na educação brasileira, o Seminário: CIEP - CRÍTICA E AUTO-CRÍTICA, ocorrido no Município de Niterói-RJ, em 1991. Tal evento reuniu Paulo Freire e Darcy Ribeiro, dialogando acerca de suas trajetórias profissionais e experiências de vida. A partir da imagem desse encontro, buscamos tecer uma reflexão que rememore o pensamento político-educacional daqueles grandes mestres da educação brasileira. Cabe destacar que mesmo que o encontro tenha acontecido há anos atrás, as discussões se aplicam na atualidade, considerando o momento em que a educação brasileira passa no que se refere ao clamor ideológico de uma escola sem partido, como se isso fosse possível. As experiências, destes mestres contribuem de sobremaneira para a ciência e a política educativa. Para esta reflexão além da consulta bibliográfica pertinente ao tema, utilizamos matérias de jornais da época, recuperando a transcrição do diálogo dos atores sociais que encenaram historicamente aquele lugar de memória.
 
Palavras-chave: Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

CORDEIRO, Hésio. Paulo Freire, Darcy Ribeiro In Jornal O Dia, 26 de janeiro de 1991.

DIAS, Luiz Francisco (1993). Ser Brasileiro Hoje. In: Discurso Fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. São Paulo, SP: Pontes, 1983.

FARIA, L. CIEP: A Utopia Possível. São Paulo: Livros Tatu, 1991.

______________, L. Olhar feminino sobre ideologias e utopias dos anos 60: “discurso fundador” de uma geração. EDUERJ: Rio de Janeiro, RJ, 1997.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

______________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

______________. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 52 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

RAMALHO, Renata. Ramalho. In: Ciência Hoje/RJ, em 23/03/01.

RIBEIRO, Darcy. O Livro dos CIEPs. RJ: Bloch Editores S.A, 1986.

______________, D. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. Editora Universitária – UFPB, 1999.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PAULO FREIRE E DARCY RIBEIRO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. (2018). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(1), 07-21. https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3256