COMO PEDAGOGOS ATUANTES ENSINAM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3264Resumo
Esta pesquisa partiu do pressuposto legal que o pedagogo é o responsável por ensinar ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como, que sua formação é questionada e motivo de críticas por autores como Ducatti-Silva (2005) Bonando (1994), os quais consideram que este profissional não possui o domínio dos conteúdos necessários para a plena realização do Ensino de Ciências. Acredita-se que o pedagogo é o profissional adequado para ensinar a disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental; portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar como pedagogos atuantes e experientes ensinam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para responder a esta questão optou-se pela pesquisa qualitativa “Entrevista”. Os dados coletados mostram que os pedagogos sentem dificuldades em entender alguns conteúdos de ciências naturais, mas apontam que ministrar a disciplina é possível por meio de uma formação continuada e de um bom planejamento da aula.Palavras chave: construtivismo; pedagogo; ciências.
Downloads
Referências
BECKER. F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009.
BONANDO, P.A. Ensino de Ciências nas séries iniciais do 1º grau: descrição e análise de um programa de ensino e assessoria ao professor. Dissertação de Mestrado, Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. (1994).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: editora Unijuí, 2000.
DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004 LUDKE M, ANDRÉ M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. Sobre a Pedagogia. Casa do Psicólogo: Livraria e Editora Ltda, 1998.
PIMENTA, S.(org). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.