COMO PEDAGOGOS ATUANTES ENSINAM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aline Fernanda Ventura Sávio LEITE
  • Marcelo Carbone CARNEIRO

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3264

Resumo

Esta pesquisa partiu do pressuposto legal que o pedagogo é o responsável por ensinar ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como, que sua formação é questionada e motivo de críticas por autores como Ducatti-Silva (2005) Bonando (1994), os quais consideram que este profissional não possui o domínio dos conteúdos necessários para a plena realização do Ensino de Ciências. Acredita-se que o pedagogo é o profissional adequado para ensinar a disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental; portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar como pedagogos atuantes e experientes ensinam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para responder a esta questão optou-se pela pesquisa qualitativa “Entrevista”. Os dados coletados mostram que os pedagogos sentem dificuldades em entender alguns conteúdos de ciências naturais, mas apontam que ministrar a disciplina é possível por meio de uma formação continuada e de um bom planejamento da aula.
 
Palavras chave: construtivismo; pedagogo; ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER. F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009.

BONANDO, P.A. Ensino de Ciências nas séries iniciais do 1º grau: descrição e análise de um programa de ensino e assessoria ao professor. Dissertação de Mestrado, Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. (1994).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: editora Unijuí, 2000.

DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004 LUDKE M, ANDRÉ M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIAGET, J. Sobre a Pedagogia. Casa do Psicólogo: Livraria e Editora Ltda, 1998.

PIMENTA, S.(org). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

LEITE, A. F. V. S., & CARNEIRO, M. C. (2018). COMO PEDAGOGOS ATUANTES ENSINAM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(1), 158–172. https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3264

Edição

Seção

Artigos