“DIÁRIO DE REPÓRTER”: REFLETINDO SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ENFOQUE NA PERCEPÇÃO NOTICIOSA
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3265Resumo
A reflexão sobre ensino-aprendizagem em Jornalismo é pouco presente na academia no Brasil, por ser um curso de bacharelado e não licenciatura. Porém, estudar esse aspecto pode contribuir com a formação profissional jornalística de modo geral e auxiliar na capacitação específica de docentes para atuar na área. Neste artigo, tal reflexão é feita a partir de uma atividade pedagógica chamada “Diário de repórter”, desenvolvida no curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)/campus Alto Araguaia. Essa ação integra um conjunto de estratégias propostas por mim desde 2012, que se baseiam num processo dialógico e buscam uma formação contextualizada e crítica, valendo-se de um arcabouço teórico correspondente em Jornalismo, Educação e Pedagogia.Palavras-chave: Diário de repórter, atividade pedagógica, ensino-aprendizagem dialógico.
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