POR UMA PEDAGOGIA COSMOCENA PARA OS POVOS DE TERREIROS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL

Autores

  • Eliane Almeida de Souza SOUZA
  • Roseli da Rosa PEREIRA
  • Izabel Espíndola BARBOSA
  • Vilmar Alves FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.4254

Resumo

Este artigo pertence à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e aos Povos de Terreiros da Religiosidade de Matriz africana do Estado do Rio Grande do Sul, como resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado no campo da Educação Ambiental amparada no conceito de Ecologia Cosmocena do autor Pereira (2016), conhecido no Brasil e no exterior como uma possibilidade ontológica de reflexões sobre a posição que nós humanos ocupamos no cosmos. Nela abarca entre outras dimensões a espiritualidade como dimensão do mundo da vida. Finalmente a pesquisa apresenta resultados de uma práxis da Ecologia Cosmocena num Ilê em Porto Alegre, um dos indicativos desta pesquisa qualitativa participante é sugerir uma Pedagogia Cosmocena para os Povos de Terreiros, construída a partir dos pressupostos encontrados nos espaços sagrados da religiosidade de matriz africana.  
 
Palavras-chave: Educação Ambiental. Cosmovisão Africana. Ecologia Cosmocena.

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Referências

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Publicado

2020-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POR UMA PEDAGOGIA COSMOCENA PARA OS POVOS DE TERREIROS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL. (2020). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(1), 137-152. https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.4254

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