POR UMA PEDAGOGIA COSMOCENA PARA OS POVOS DE TERREIROS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.4254Resumen
Este artigo pertence à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e aos Povos de Terreiros da Religiosidade de Matriz africana do Estado do Rio Grande do Sul, como resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado no campo da Educação Ambiental amparada no conceito de Ecologia Cosmocena do autor Pereira (2016), conhecido no Brasil e no exterior como uma possibilidade ontológica de reflexões sobre a posição que nós humanos ocupamos no cosmos. Nela abarca entre outras dimensões a espiritualidade como dimensão do mundo da vida. Finalmente a pesquisa apresenta resultados de uma práxis da Ecologia Cosmocena num Ilê em Porto Alegre, um dos indicativos desta pesquisa qualitativa participante é sugerir uma Pedagogia Cosmocena para os Povos de Terreiros, construída a partir dos pressupostos encontrados nos espaços sagrados da religiosidade de matriz africana.Palavras-chave: Educação Ambiental. Cosmovisão Africana. Ecologia Cosmocena.
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Referencias
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