UMA ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL ULISSES GUIMARÃES EM CAMPO VERDE/MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v3i7.14121Keywords:
Avanço tecnológico, TICs. Ensino-aprendizagem de GeografiaAbstract
O artigo discute o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, abordando o papel das TICs no cotidiano escolar e as mudanças no cenário educacional. Objetivou-se analisar a importância das TICs no referido processo, tendo em vista os avanços técnico-científicos e informacionais, centrando numa investigação a partir do recorte espacial definido. A pesquisa bibliográfica, documental e de campo foram fundamentais no entendimento de conceitos e categorias desta investigação. Constatou-se que no ensino de Geografia as tecnologias oferecem novas possibilidades para professores(as) e alunos(as), onde as TICs veem sendo utilizadas como recurso didático complementar ao chamado ensino tradicional.
Downloads
References
ABEGG, I. Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres. 2019. 184f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/ShzKdLbqJDPfssvSw9xWPrw/?format=pdf&lang=pt Acessado em: 3 de junho de 2025.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de Conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Interdisciplinaridade na formação de professores: da teoria à prática. Canoas: ULBRA, 2006.
GUIMARÃES, Ueudison. A. et al. A formação dos professores no século XXI: aspectos históricos e teóricos no contexto brasileiro. Recima – Revista Científica Multidisciplinar. V.3, n. 9, 2022. ISSN: 2675-6218.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação Geográfica. Campinas, n. 8, p. 58-71, maio/ago., 1998. ISSN 1413-2478.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, Jan, 1997.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Apoio de Tecnologias. In. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, p. 11- 72, 2013.
MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. São Paulo: Treasy, 2018.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2011.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE, 2016. 86p.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, [1996] 2008.
SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização – do pensamento único a consciência universal. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SOUZA, A. S. de; SILVA, J. S. A Teoria da Aprendizagem Significativa no Ensino de Geografia: uma abordagem das pesquisas no Brasil. Revista Signos Geográficos. Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, V. 3, p. 1-23, 2021. ISSN: 2675-1526.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In. Anais do I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana De Pedagogia da UEM. Maringá: UEM, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Unicamp, 2002.
VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação Baseada no Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014. Disponível em: https://revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17 Acesso em: 08 de mar de 2025.
Recebido: 14/02/2025
Aprovado: 22/04/2026
Publicado: 30/06/2026