ECONOMIA CAMPONESA, EDUCAÇÃO E COMPLEXOS ORGANIZACIONAIS: VOZES DOS/AS CAMPONESES/AS RELATIVAS AOS CONTEXTOS VIVENCIADOS
Palabras clave:
Educação do campo; Organizações camponesas; Economia camponesa.Resumen
Refletimos a correlação da economia camponesa, da educação do campo e as organizações sociais camponesas em assentamentos da reforma agrária e de comunidades tradicionais. Com a metodologia da pesquisa participante apreendemos as vozes dos/as camponeses/as para a interpretação dos contextos sociais. Objetivamos apreender a correlação das experiências camponesas com a construção de realidades educacionais, a compreensão crítica das contradições das estruturas de dominação, o pensar metodologias e práticas coletivizadas emancipatórias. Os resultados sistematizados em temáticas agregam significados e sentidos do campo, contrastes da organização e da economia camponesa, e, a construção de políticas públicas.
Descargas
Referencias
BETANHO, Cristiane, EID, Farid e OLIVEIRA, Rosaura M. C. Economia Solidária e Marketing no Cooperativismo de Reforma Agrária: um estudo com educandos do ITERRA. In. ZART, Laudemir Luiz (et al.). Educação e Socioeconomia Solidária: paradigmas de conhecimento e de sociedade. Cáceres, Editora Unemat, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues e STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida/SP: Ideias e Letras, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 1/2002.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
CHAYANOV, Alexander V. La Organización de la Unidad Económica Campesina. Buenos Aires, Ediciones Nueva Visión, 1985.
MANCE, Euclides André (Org.). Como Organizar Redes Solidárias. Rio de Janeiro: DP&A, Fase, 2002.
MARINHO, Ernandes. Um Olhar sobre a Educação Rural Brasileira. Brasília: Editora Universa, 2008.
MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo, 2004. Coleção Por Uma Educação do Campo, n. 5.
MORAIS, Clodomir Santos de. Teoria da Organização Autogestionária. Porto Velho: Ed.Ufro, 2002.
GOHN, Maria da Glória. Teorias dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
PAULINO, Eliane Tomiasi. Por uma Geografia dos Camponeses. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
SABORIN, Eric. Camponeses do Brasil: entre a troca mercantil e a reciprocidade. Trad. Leonardo Milani. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
ZART, Laudemir Luiz. Economia Camponesa. In. ZART, Laudemir Luiz. Educação do Campo: formação e desenvolvimento comunitário, Caderno Pedagógico 1. Cáceres: Editora da Unemat, 2011.
Recebido: 12/03/2024
Aprovado: 13/07/2024
Publicado: 01/07/2024