DA CIDADE PARA A ALDEIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM  ESTUDANTE INDÍGENA BALATIPONÉ

Autores/as

  • José Hiago Uapodonepá Escola Estadual Integral Jula Paré do Povo Balatiponé no Município de Barra do Bugres
  • Luciane Ipaqueri Quezo Escola Estadual Integral Jula Paré do Povo Indígena Balatiponé no Município de Barra do Bugres
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12647

Palabras clave:

Homofobia. Racismo. Educação escolar indígena. Bolsista Júnior do CNPq. 

Resumen

Este trabalho apresenta o relato de experiência de um estudante que sai da aldeia indígena do povo Balatiponé para morar e estudar em cidades, acompanhando a formação e o trabalho de sua mãe. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, percorrendo visões de autores indígenas e não indígenas acerca do tema. O relato mostra preconceito e homofobia vividos no interior das escolas da Educação Básica, portanto, desvela a diferença da gestão e métodos educacionais pedagógicos, de acordo com a realidade do local onde o ambiente escolar está inserido. Por fim, manifesta a alegria de voltar para a aldeia e ser acolhido por um projeto onde se tornou bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Hiago Uapodonepá, Escola Estadual Integral Jula Paré do Povo Balatiponé no Município de Barra do Bugres

    Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Estudante da Escola Estadual Integral Jula Paré do Povo Balatiponé no Município de Barra do Bugres.

  • Luciane Ipaqueri Quezo, Escola Estadual Integral Jula Paré do Povo Indígena Balatiponé no Município de Barra do Bugres

    Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professora da Escola Estadual Integral Jula Paré do Povo Indígena Balatiponé no Município de Barra do Bugres

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Doutora em Geografia pela UFF. Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra, Professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Referencias

COREZOMAÉ, L. F. Educação escolar do povo indígenas Balatiponé-Umutina: Compreendendo processos educativos da Escola Jula Paré. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

PEIXOTO, K. Racismo contra indígenas: Conhecer é combater. Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PGSA). Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

DALLARI. D. A. Direitos Humanos e os índios no Brasil. In: DO AMARAL JÚNIOR, Alberto; PERRONE-MOISÉS, Cláudia. O cinqüentenário da declaração universal dos direitos do homem. São Paulo, Edusp, 1999. p.255.

JUNQUEIRA, R. Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas. In Bagoas: estudos gays – gêneros e sexualidades, vol. 1, nº 1, Natal-RN, jul-dez 2007.

Recebido: 25/04/2024

Aprovado: 10/06/2024

Publicado: 01/07/2024

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Uapodonepá, J. H. ., Quezo, L. I. ., & Pereira, L. da C. P. . (2024). DA CIDADE PARA A ALDEIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM  ESTUDANTE INDÍGENA BALATIPONÉ. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(6). https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12647