Apresentação

Autores/as

  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.4244

Resumen

Esta Revista que ora apresentamos à comunidade acadêmica está dividida em três partes, sendo a primeira delas Geografando movimentos pela terra, pela soberania alimentar e por liberdades. Essa seção é composta pelo artigo intitulado “O movimento indígena contemporâneo e os conflitos territoriais”, de autoria dos pesquisadores Gilberto Vieira dos Santos e Antônio Thomaz Júnior. Artigo que é resultado de árdua pesquisa desenvolvida no Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Presidente Prudente. Esta instituição é hoje uma que se destaca nos estudos da geografia brasileira, tendo em seus quadros profissionais dedicados a produzir conhecimento científico e a pensar alternativas para os dilemas que se apresentam no espaço geográfico brasileiro e no contexto mundial. O texto traz o recorte do processo histórico de ocupação colonial das terras no Brasil e os conflitos e lutas desencadeadas com os povos originários deste território, bem como a constituição do Movimento Indígena. E é justamente na escola de Geografia da Unesp onde vamos encontrar importantes estudos sobre os movimentos socioterritoriais, que se espacializaram pelo território brasileiro, não só pelo movimento indígena como também pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), lutas que têm características distintas. Nas palavras dos autores, no resumo do artigo, diz: “A própria compreensão de território destes povos está distante da compreensão comum de outros movimentos em luta no campo brasileiro” (SANTOS; THOMAZ JR, 2020, p. 13).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-01-19

Número

Sección

Apresentação

Cómo citar

Apresentação. (2020). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(1), 3-11. https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i1.4244

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>