LEITURA À FORMAÇÃO CRÍTICA: OS DESAFIOS À FORMAÇÃO EMANCIPADORA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i5.12465Palavras-chave:
Leitura. Formação integral. Educação emancipatória. Inclusão. Arte e educação.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo inquietar o leitor quanto a formação do pensamento crítico como essencial para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação humana diante da perspectiva inclusiva. Para tanto, busca-se apresentar argumentos à reflexão da leitura como fundamental à formação crítica dos sujeitos, permitindo que compreendam o mundo, questionem suas realidades e exerçam sua cidadania plenamente. Freire (1970) destacou a importância desta leitura como um processo de compreensão do mundo e das estruturas sociais, argumentando que o ato de ler deva ir além da simples assimilação de informações, sendo uma atividade de interpretação e contextualização. Portanto, a educação emancipadora é capaz de promover o diálogo, a conscientização crítica e a ação transformadora.
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Referências
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Recebido: 05/02/2024
Aprovado: 20/03/2024
Publicado: 28/04/2024