GAMIFICAÇÃO E JOGOS EDUCACIONAIS: COMPREENDER E PLANEJAR O AMBIENTE URBANO SUSTENTÁVEL, ATRAVÉS DE JOGOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Henrique Nicolau Grillaud Maranholi UFMT
  • Flávia Maria de Moura Santos Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12640

Palavras-chave:

Jogos educacionais; Gamificação; Aprendizagem em ciências ambientais.

Resumo

Este artigo de revisão examina a aplicação de jogos educacionais e gamificação na aprendizagem em ciências ambientais, destacando seu potencial para engajar alunos, facilitar a compreensão de conceitos complexos e incentivar a prática do conhecimento ambiental. Pesquisas recentes mostram a importância de desenvolver jogos com bases científicas sólidas e informações atualizadas. A colaboração entre desenvolvedores e especialistas é crucial para garantir a qualidade dos conteúdos. A personalização dos jogos, ajustando níveis de dificuldade e fornecendo feedback individualizado, é essencial para atender às necessidades dos alunos. A capacitação dos educadores é fundamental, pois eles mediam a conexão entre jogos e currículo escolar.

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Biografia do Autor

  • Henrique Nicolau Grillaud Maranholi, UFMT

    Licenciado em Geografia/ UFMT, Mestre em Geografia/Unemat, Doutorando em Física Ambiental/UFMT.

  • Flávia Maria de Moura Santos , Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Associado II do quadro efetivo, lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental ao nível de mestrado e doutorado.

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Recebido: 04/01/2024

Aprovado: 07/04/2024

Publicado: 01/07/2024

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GAMIFICAÇÃO E JOGOS EDUCACIONAIS: COMPREENDER E PLANEJAR O AMBIENTE URBANO SUSTENTÁVEL, ATRAVÉS DE JOGOS EDUCACIONAIS. (2024). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 2(6). https://doi.org/10.30681/geoambes.v2i6.12640

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