Territórios Negros: patrimônio, diáspora e tempo
Palavras-chave:
Educação Patrimonial. Antirracismo. Tempo. Diáspora.Resumo
Este artigo aborda a necessidade de questionar sobre o tempo na educação patrimonial, mais especificamente em museus que trabalham a memória, o patrimônio e a identidade negra com direcionamento político para as questões educacionais e militantes antirracistas. Assim, ele se desenvolve com referência sobre o projeto Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, o trabalhando a partir de uma perspectiva diaspórica sobre a cultura, valorizando as relações transversais entre o patrimônio da cultura negra e o da cultura nacional. Por fim, propõe que se trabalhe no projeto uma perspectiva de tempo semelhante a como Walter Benjamin pensou o tempo de agora, renomeado e reajustado para os interesses do projeto aqui como tempo da diáspora.Downloads
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Publicado
2016-03-28
Edição
Seção
ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE
Como Citar
GONZAGA, Gabriel. Territórios Negros: patrimônio, diáspora e tempo. História e Diversidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 54–72, 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1112. Acesso em: 22 abr. 2025.