Catequese, escola e militarismo: A missão dos capuchinhos na fronteira Brasil e Paraguai
Resumo
Este artigo analisa alguns aspectos da catequese realizada pelos missionários capuchinhos na fronteira entre Brasil e Paraguai, durante o século XIX, orientada pelo Decreto n. 426, com instalação de escola, equipamentos militares e presídio. Meu objetivo é compreender como o povo indígena Guaná, do tronco lingüístico aruak, respondeu à catequese, a partir de sua organização social. As fontes investigadas englobam Cartas, Ofícios, Relatórios de Presidentes de Província e da Diretoria Geral dos Índios, Processos-Crime, narrativas de viajantes do século XIX e material cartográfico.
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Publicado
2018-12-07
Edição
Seção
DOSSIÊ
Como Citar
SILVA, Verone Cristina da. Catequese, escola e militarismo: A missão dos capuchinhos na fronteira Brasil e Paraguai. História e Diversidade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 119–136, 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/3233. Acesso em: 1 abr. 2025.