O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA EM SANTA CATARINA
Resumo
O presente artigo é resultante de um projeto de pesquisa, intitulado Ensino de História Indígena: realidade, desafios e possibilidades, que tem como objetivo investigar o ensino da temática indígena nos cursos de História das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. O intuito é compreender como a história indígena tem sido trabalhada, posto que a Lei Federal 11.645/08 tornou obrigatório o seu ensino nas escolas brasileiras, sendo responsabilidade das IES formar profissionais que atuarão na Educação Básica. A análise a seguir se centrará sobretudo nos planos de ensino dos professores da disciplina História Indígena (e afins) de seis universidades catarinenses, a saber: UFSC, UDESC, UFFS, UNISUL, UNESC, FURB.
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Publicado
2018-12-07
Edição
Seção
DOSSIÊ
Como Citar
WITTMAN, Luisa Tombini; DIAS, Stefani; SCHÜTZ, Kerollainy Rosa; REIS, Rodrigo Ferreira dos. O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA EM SANTA CATARINA. História e Diversidade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 152–165, 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/3235. Acesso em: 1 abr. 2025.