Prevalência da Síndrome de Burnout em docentes universitários da área da saúde/ Prevalence of Burnout Syndrome in university health teachers/ Prevalencia del Síndrome de Burnout en profesores universitarios del área de la salud
Palavras-chave:
Docência, Ensino Superior, Saúde Mental, Esgotamento Psicológico, Exaustão ProfissionalResumo
Objetivo: analisar a prevalência da Síndrome de Burnout em docentes de uma faculdade de ciências da saúde. Método: estudo observacional, transversal e quantitativo, realizado nos períodos de 2018/1 e 2020/2. A população de estudo foi composta por docentes dos cursos de enfermagem, medicina e educação física da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres. Os dados foram coletados via formulário eletrônico distribuído por e-mail por meio dos departamentos dos cursos. As relações entre as variáveis foram analisadas por meio de teste de qui-quadrado. Resultados: notou-se uma constância ao comparar a saúde atual dos docentes entre os anos (p=0,032). Houve significância estatística quanto aos docentes que não se mudaram de município ou estado para trabalharem em 2020 (p=0,005). No segundo período, houve aumento do número de docentes que praticavam atividade física semanalmente (p=0,004). Conclusão: nenhum docente esteve na fase grave da Síndrome de Burnout, porém a maioria dos docentes se enquadrou na fase inicial e moderada da síndrome.
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