"Diário do Bebê” como ferramenta de apoio emocional para mães de prematuros/ "Baby Diary" as an emotional support tool for mothers of premature babies/ "Diario del Bebé” como herramienta de apoyo emocional para madres de bebés prematuros

Autores

  • Carla Carolina dos Santos Universidade Estadual do Paraná
  • Jaqueline Dias Universidade Estadual do Paraná
  • Aline Barbieri Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ingrid Moura de Abreu Universidade Federal do Piauí
  • Nur Mohamad Ali El Akra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Verusca Soares de Souza Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Recém-Nascido Prematuro, Terapia Intensiva Neonatal, Assistência Perinatal, Apoio Familiar, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a potencialidade do uso do “Diário do Bebê” na perspectiva de mães de prematuros hospitalizados em terapia intensiva. Método: estudo exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta ocorreu em uma unidade de terapia intensiva neonatal no Sul do Brasil de fevereiro a junho de 2022 e consistiu na implantação da ferramenta de apoio emocional “Diário do Bebê”, para que mães de prematuros registrassem a vivência durante a internação. Após a entrega, o documento tornou-se posse da mãe e família. Após a alta para a enfermaria, a ferramenta foi avaliada por entrevistas audiogravadas quanto ao seu uso. O processamento dos dados e a análise do texto foram realizados por meio do auxílio do software IRaMuTeQ. Resultado: em sua maioria, as mães eram primigestas, com permanência na terapia intensiva entre 22 e 65 dias. Foram identificadas quatro classes: O uso do “Diário do Bebê” e a resistência inicial; Apoio emocional e demonstração de sentimentos; Uso do “Diário do Bebê” como intermediário na organização dos pensamentos para diálogo com a família; Empoderamento nas questões relacionadas ao cuidado. Conclusão: o “Diário do Bebê” apresentou potencial como instrumento educativo de convívio e suporte aos familiares dos bebês prematuros.

Biografia do Autor

Carla Carolina dos Santos, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Jaqueline Dias, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Aline Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Nur Mohamad Ali El Akra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Verusca Soares de Souza, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Carolina dos Santos, C., Dias, J., Barbieri, A., Moura de Abreu, I., Mohamad Ali El Akra, N., & Soares de Souza, V. (2022). "Diário do Bebê” como ferramenta de apoio emocional para mães de prematuros/ "Baby Diary" as an emotional support tool for mothers of premature babies/ "Diario del Bebé” como herramienta de apoyo emocional para madres de bebés prematuros. Journal Health NPEPS, 8(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/11897

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Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale