Ensino relacionado às doenças crônicas não transmissíveis na graduação de enfermagem/ Teaching related to chronic non-communicable diseases in the undergraduate nursing degree/ Enseñanza relacionada con las enfermedades crónicas no transmisibles en la graduación de enfermería
DOI:
https://doi.org/10.30681/2526101012553Palavras-chave:
Doenças não Transmissíveis, Fatores de Risco, Fatores de Proteção, Capacitação de Recursos Humanos na Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: relatar experiência da utilização de uma estratégia didática voltada para o ensino dos fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis entre discentes de enfermagem. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no primeiro trimestre de 2024, com 28 discentes do quarto período da graduação de enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Desenvolveu-se uma estratégia didática que abarcou levantamento de conhecimentos prévios sobre as doenças crônicas não transmissíveis, produção de desenhos manuais individuais com representação dos fatores de proteção e de risco e apresentação do coletivo dos fatores da turma em formato de imagens a partir do software GEPHI. Resultados: as doenças mais prevalentes no contexto familiar dos estudantes foram hipertensão, diabetes, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. Os fatores de proteção mais citados foram a ausência do uso de tabaco e álcool, atividade física regular, rede de apoio e acesso aos serviços de saúde. Por outro lado, os fatores de risco foram predisposição genética, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada. Conclusão: a estratégia didática contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem ao dialogar com a realidade dos estudantes e apontou como necessária a incorporação de metodologias ativas na formação na área da saúde.
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