Transmissão e prevenção de HIV/AIDS na perspectiva de gênero entre estudantes de Niassa, Moçambique/ HIV/AIDS transmission and prevention from a gender perspective among students in Niassa, Mozambique/ Transmisión y prevención del VIH/SIDA desde una perspectiva de género entre estudiantes de Niassa, Mozambique
DOI:
https://doi.org/10.30681/2526101013458Palavras-chave:
População Africana, HIV, Educação em Saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis, EstudantesResumo
Objetivo: analisar o conhecimento sobre a transmissão e prevenção de HIV/AIDS na perspectiva de gênero entre estudantes de Niassa, Moçambique. Método: estudo observacional, transversal e quantitativo, realizado em cinco escolas públicas de ensino secundário. O questionário consistiu em perguntas fechadas sobre o HIV/AIDS e foi aplicado a uma amostra de 352 alunos. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS, versão 24.0, com aplicação da ANOVA para o teste das hipóteses, considerando-se estatisticamente significativo p<0,05. Resultados: houve diferença estatisticamente significativa entre os gêneros, sendo o masculino o que apresentou menor conhecimento em relação à transmissão de HIV/AIDS, picada de mosquito (p=0,000), transmissão por sabonetes e toalhas (p=0,012), compartilhamento de lençóis com portadores do vírus (p=0,018), banho de piscina (p=0,001), abraço e beijo na testa (p=0,046) e beijo na boca (p=0,012). Esse mesmo comportamento esteve presente no domínio da prevenção, quanto ao uso de preservativo como método preventivo (p=0,043); restrição à prática sexual (p=0,021); e prevenção por meio de métodos anticoncepcionais, como a pílula oral (p=0,000). Conclusão: estudantes moçambicanas apresentaram maior conhecimento sobre a transmissão e prevenção de HIV/AIDS em comparação aos estudantes do gênero masculino.
Referências
1. UNAIDS. UNAIDS Global AIDS Update. [Internet]. Geneva: UNAIDS; 2023 [citado em 2024 Nov 20]. Disponível em: https://thepath.unaidsorg/wpcontent/themes/unaids2023/assets/files
2. INSIDA 2022. Inquérito Nacional Sobre o Impacto do HIV e SIDA em Moçambique INSIDA 2021 [Internet]. Maputo: INSIDA; 2022 [citado em 2024 Dez. 20]. Disponívelem: https://phia.icap.columbia.edu/wpcontent/uploads/2023 /10/280923INSIDA_ POR_RR3_Final.pdf
3. National Statistical Office (NSO) Malawi and ICF. 2017. Malawi Demographic and Health Survey 2015-16. Zomba, Malawi, and Rockville, Maryland, USA. NSO and ICF. [Internet]. ZOMBA: DHS 2017 [citado em 2025 Jun. 5]. Disponível: https://dhsprogram.com/pubs/pdf/FR319/FR319.pdf
4. Dos Santos VP, Coelho MTÁD, Rodrigues Júnior NM. Conhecimento, renda e práticas de prevenção acerca do HIV/AIDS entre estudantes universitários. Saúde Pesquisa. 2022; 15(1),1-15.
5. Gomes M, Barbosa DJ, Tosoli AMG, Souza FBA. Vivenciar e enfrentar o preconceito do HIV no Rio de Janeiro, Brasil. J Health NPEPS. 2022; 7(1):e5878.
6. Fataha NVFA, Gaveta S, Sacarlal J, Rossetto EV, Baltazar CS, Kellogg TA. Characteristics associated with viral suppression among HIV-infected children aged 0-14 years in Mozambique, 2019. PLoS One. 2024; 19(7):e0305380.
7. Agbadi P, Nutor JJ, Darkwah E, Duah HO, Duodu PA, Alhassan RK, Baltzell K. Covariates and Spatial Interpolation of HIV Screening in Mozambique: Insight from the 2015 AIDS Indicator Survey. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(16):5630.
8. Hooft A, Pfeil S, Mussengue J, Jetha E, He F, Jain S, et al. Explaining utilization of HIV prevention and testing services among university students in Mozambique: results from a mixed methods study. BMC Public Health. 2021; 21(1):1891.
9. Nabisubi P, Kanyerezi S, Kebirungi G, Mboowa G. Knowledge and attitude of secondary school students in Nakaseke, Uganda towards HIV transmission and treatment. AAS Open Res. 2021; 4:23.
10. Langwenya N, Toska E, Stöckl H, Cluver L. Intimate Partner Violence Among Adolescent Mothers Living With and Without HIV: A Pre- and During–COVID-19 South African Cohort Analysis. J Adolescent Health. 2025; 76(1):80-88.
11. Governo Provincial do Niassa Plano de Acção Multissectorial para Redução da Desnutrição Crónica – Niassa 2012. PAMRDC. 2015.
12. Censo 2017. IV recenceamento geral da população e habitação-Moçambique. RGPH. 2017.
13. Lazzarotto A, Reichert MT, Venker C, Kramer AS, Sprinz E. HIV/AIDS e meia-idade: avaliação do conhecimento de indivíduos da região do Vale do Sinos (RS), Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2010; 15(1):1185-1190.
14. Mwale M, Muula AS. Effects of adolescent exposure to behaviour change interventions on their HIV risk reduction in Northern Malawi: a situation analysis. SAHARA J. 2018; 15(1):146-154.
15. Agamlor E, Pencille L, Lutala P, Akoku D A, Tarkang E. Uptake of HIV testing and counseling among tertiary institution students in the Hohoe Munipality, Ghana. J Public Health in Africa. 2020; 10(2):1044.
16. Mkochi T, Chitanda A, Kudawa E, Bula K, Msolola J, Chamangwana I, et al. Assessing the adoption, acceptability and fidelity of the alcohol use disorders test for alcohol use disorders screening in HIV clinics in Malawi. Alcohol. 2025; 124:1-5.
17. Barbosa ES, Azevedo RA, Matos AGM, Sousa ELS, Oliveira JCC, Sá MVA, et al. Conhecimento e percepção de alunos sobre a infecção por HIV/AIDS em uma escola indígena. Braz J Health Rev. 2023; 6(3):12422-12438.
18. Azene ZN, Tsegaye LW, Gebriel M, Tadesse A, Tadele A, Aynalem GL, et al. Risky Sexual Practice and Associated Factors Among Youth Preparatory Students in Gondar City, Northwest Ethiopia. Front Public Health. 2022; 10:843359.
19. Khamisa N, Mokgobi M, Basera T. Knowledge, attitudes and behaviours towards people with HIV and AIDS among private higher education students in Johannesburg, South Africa. South Afr J HIV Med. 2020; 21(1):991.
20. Fana T. Knowledge, Attitude and Practices Regarding HIV and AIDS among High School Learners in South Africa. The Open AIDS J. 2021; 15.
21. Cardoso EMC, Tudela GC, Amado MM, Elias PHA, Pacheco LM. A percepção de jovens do ensino médio acerca das infecções sexualmente transmissíveis ISTs/SIDA: os determinantes sociais da saúde como factores para a vulnerabilidade de adolescentes. Rev Master. 2022; 7(14):341.
22. Kene C, Deribe L, Adugna H, Tekalegn Y, Seyoum K, Geta G. HIV/AIDS Related Knowledge of University Students in Southeast Ethiopia: A Cross-Sectional Survey. HIV AIDS (Auckl). 2021; 13:681-690.
23. Terra M, Okereke PU, Wandera F, Edith K, Kitonga MS, Ally AM, et al. HIV related knowledge and practices among undergraduate students in Africa: A cross-sectional multinational study. J Med Surgery Public Health. 2024; 3:100126.
24. Ohnishi M, Leshabari S, Tanaka J, Nishihara M. Factors associated with the awareness of contraceptive methods, understanding the prevention of HIV/AIDS and the perception of HIV/AIDS risk among secondary school students in Dar Es Salaam, Tanzania. J Rural Med. 2020; (4):155-163.
25. Bhagavathula AS, Clark CCT, Sharma R, Chhabra M, Vidyasagar K, Chattu VK. Knowledge and attitude towards HIV/AIDS in India: Asystematic review and meta-analysis of 47 studies from 2010-2020. Health Pro-otPerspect. 2021; 11(2):148-160.
26. Hussein SA, Osman MM, Abdulle YS, Hussein AA, Md AAT, Nur AM, et al. Knowledge, attitude, and practice of HIV/AIDS transmission and prevention among barbing and beauty salon operators in Mogadishu, Somalia, 2024. BMC Public Health. 2025; 25(1):696.
27. Tanzania Commission for AIDS (TACAIDS), Tanzania. 2024 Tanzania HIV Impact Survey 2022-2023(THIS 2022-2023): Final Report. Tanzania; 2024.
28. Ministry of Health (MOH), Malawi. Malawi Population-based HIV Impact Assessment 2020-2021 (MPHIA 2020-2021): Final Report. Lilongwe: Malawi; 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.