Sistemas de classificação de pacientes em uma unidade de terapia intensiva neurológica / Systems of classification of patients in a neurological intensive care unit / Sistemas de clasificación de pacientes en una unidad de terapia intensiva neurológica

Autores

  • Rulio Glecias Marçal da Silva Docente Assistente da Faculdade Sequencial e da Faculdade FAMA.
  • Diego Silva Barboza Servidor do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE.

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem, Classificação

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever as escalas de classificação de dependência de pacientes disponíveis em uma unidade de terapia intensiva e neurológica. Método: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva realizada em uma unidade de cuidados intensivos neurológicos de um hospital de grande porte localizado na Zona Sul da Cidade de São Paulo no segundo semestre de 2015. Foram critérios para exclusão: escalas não validadas nacional e internacionalmente. Os dados colhidos, por meio de um questionário pré-elaborado, envolvendo as características da unidade, as escalas disponíveis, o conhecimento e como os profissionais enfermeiros utilizam essas escalas, foram descritos e analisados cconforme seu objetivo, importância e aplicabilidade. Resultados Para avaliação dos pacientes, quantificação das necessidades de cuidados e do dimensionamento de equipe de enfermagem duas escalas, NAS e TISS 28, eram as escalas aplicadas pelos enfermeiros intensivistas e aprovadas pelo enfermeiro gerencial para uso na unidade quando o paciente retorna de cirurgias neurológicas ou oriundo da sala de choque por falta de salas cirúrgica aguardando o momento da cirurgia. Considerações finais ou Conclusão: Pode-se identificar que a unidade utiliza instrumentos validados para classificação de dependência dos pacientes internados, porém carecem de profissionais que possa suprir o ideal dimensionamento para esse cuidado.

Biografia do Autor

Rulio Glecias Marçal da Silva, Docente Assistente da Faculdade Sequencial e da Faculdade FAMA.

Enfermeiro, Docente e Cromoterapeuta. Mestre em Enfermagem. Especialista em UTI, Dermatologia e Docencia para o Ensino Superior e Médio.

Diego Silva Barboza, Servidor do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE.

Enfermeiro. Servidor do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE.

Referências

Favarin SS, Camponogara S. Perfil dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário. Rev Enferm UFSM. 2012;2(2):320-9.

Montanholi LL, Merighi MAB, Jesus MCP. Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal: entre o ideal, o real e o possível. Rev Latinoam Enferm. 2011;19(2):301-8.

Inoue KC, Matsuda LM. Dimensionamento de pessoal de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva para adultos* Acta Paul Enferm 2010;23(3):379-84.

Versa GLGS, Inoue KC, Nicola AL, Matsuda LM. Influência do dimensionamento da equipe de enfermagem na qualidade do cuidado ao paciente crítico. Texto Contexto Enferm. 2011 Out-Dez; 20(4): 796-802.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução no. 293/2004. Fixa e Estabelece Parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde e Assemelhados. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2932004_4329.html

Freitas ERFS. Perfil e gravidade dos pacientes das unidades de terapia intensiva: aplicação prospectiva do escore APACHE II. Rev. Latino-Am. Enfermagem mai-jun 2010; 18(3): 20-6.

Novaretti MCZ, Santos EV, Quitériol LM, Daud-Gallottil RM. Sobrecarga de trabalho da Enfermagem e incidentes e eventos adversos em pacientes internados em UTI. Rev Bras Enferm. 2014 set-out;67(5):692-9.

Neia MEB, Gelbcke FL. Carga de trabalho na enfermagem: variável do dimensionamento de pessoal. Enfermagem em Foco 2011; 2(1):6-9.

Silva GRF, Neta DSR, Leite IRL, Brandao EC, Soares LS. Tecnologias nas ações em enfermagem: utilização de escalas/testes. Rev Enferm UFPI, Teresina 2012 jan-abr; 1(1): 71-76.

Silva FD, Chernicharo IM, Silva RC, Ferreira MA. discursos de enfermeiros sobre humanização na unidade de terapia intensiva. Esc Anna Nery (impr.)2012 out - dez; 16 (4):719-727.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Glecias Marçal da Silva, R., & Silva Barboza, D. (2016). Sistemas de classificação de pacientes em uma unidade de terapia intensiva neurológica / Systems of classification of patients in a neurological intensive care unit / Sistemas de clasificación de pacientes en una unidad de terapia intensiva neurológica. Journal Health NPEPS, 1(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1552

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale