Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información

Autores

  • Rosany Bochner Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Elba Regina Sampaio de Lemos Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Palavras-chave:

Intoxicação por Plantas, Fatores de Risco, Prevenção de Acidentes

Resumo

Objetivo: identificar as plantas tóxicas presentes em ambiente escolar. Método: estudo observacional e descritivo-interpretativo. A investigação ocorreu em creches e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que atendem ao primeiro segmento do ensino fundamental, no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se o caderno de campo e o recurso fotográfico. As imagens foram tratadas pela análise iconográfica e a distribuição das variedades de plantas tóxicas encontradas ocorreu por meio de tabelas. Resultados: no universo de 69 instituições de ensino visitadas, 58 abrigavam pelo menos uma planta tóxica. Duas medidas preventivas foram apontadas, a retirada das espécies corroborada pela Lei no 5.731 e a criação de jardins educativos baseados na estratégia de utilizar as plantas tóxicas existentes nas escolas como instrumento de educação e formação. Conclusão: a criação de jardins educativos nas escolas deve ser estimulada e nos espaços públicos, onde há plantas tóxicas espalhadas junto às demais, sugere-se a identificação das espécies, de forma a ampliar o conhecimento das pessoas sobre esse assunto.

Biografia do Autor

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Publicado

2017-03-14

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale

Como Citar

Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children’s school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información. (2017). Journal Health NPEPS, 2(1), 102-112. https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814

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