Formação e saberes para a docência nos cursos de graduação em enfermagem / Training and skills for teaching in nursing undergraduate courses / Formación y conocimientos para la enseñanza en cursos de graduación en enfermería

Autores

  • Valquiria Coelho Pina Paulino Universidade Federal de Goiás (UFG/CAJ)
  • Luiz Almeida da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG/CAJ)
  • Marinésia Aparecida do Prado Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG)
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG)
  • Celmo Celeno Porto Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Formação, Docente, Ensino Superior

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica produções sobre a formação e saberes para a docência nos cursos de graduação em Enfermagem no período de 2001 a 2015. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDILINE. Adotados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 18 artigos. Resultados: após a análise, leitura e releitura dos artigos, foram estabelecidas duas categorias: A expansão dos cursos de graduação e a formação docente e A reorientação da formação dos profissionais de saúde e a formação docente. Conclusão: a docência é uma função complexa que exige saberes e formação específica para o exercício da mesma e as pós-graduações tem um papel preponderante na formação para a docência em seus programas e precisa incentivar ações de educação permanente.

Biografia do Autor

  • Valquiria Coelho Pina Paulino, Universidade Federal de Goiás (UFG/CAJ)

    Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde, especialista em Gestão de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar, Docência Universitária. Professora do Curso de Enfermagem UFG, Jataí.

  • Luiz Almeida da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG/CAJ)
    Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Campus Avançado de Jataí. Departamento de Enfermagem.
  • Marinésia Aparecida do Prado, Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG)
    Enfermeira. Doutora. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Enfermagem (FEN).
  • Maria Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG)
    Enfermeira. Doutora. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Faculdade de Enfermagem (FEN).
  • Celmo Celeno Porto, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Médico. Doutor. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Parecer CNE/CES nº. 1133 de 07 agosto de 2001, Brasília, Brasil.

Ministério da Saúde (BR). Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

Madeira MZA, Lima GSB. O significado da prática docente na constituição do Saber ensinar das professoras do curso de enfermagem da Universidade federal do Piauí. Texto & contexto enferm. 2010; 19(1):70-6.

Backes DS. Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Rev bras enferm. 2010; 63(3):421-426.

Rodrigues M, Pacheco T, Sobrinho, JACM. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor Rev bras enferm. 2008; 61(4):435-40.

Backes VMS. Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem. Texto & contexto enferm. 2013; 22(3):804-10.

Oliveira CC, Vanconcellos MMM. The institucional pedagogical devolopment form Hiher Education teaching. Inteface. 2011; 15(39):1011-24.

Fernandes JD. Expansão da Educação Superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em Enfermagem. Rev latinoam enferm. 2013; 21(3):1-8.

Masetto, MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Sammus; 2012.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1):102-6.

Severino JA. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez; 2016.

Barbosa TS, Baptista SS. O movimento de expansão dos cursos de Enfermagem na Região Centro oeste. Rev eletrônica enferm. 2008;10(4):945.56.

Teixeira E. Panorama dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil na década das Diretrizes Curriculares. Rev bras enferm. 2013; 66(esp):102-10.

Pimentel V, Mota DDCF, Kimura M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(1):161-4.

Rodrigues M, Pacheco T, Sobrinho JACM. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Rev bras enferm. 2008; 61(4):435-40.

Pereira WR, Ribeiro MRR, Santos NC, Depes VB. Práticas pedagógicas, processos de subjetivação e desejo de aprender na perspectiva institucionalista. Acta paul enferm. 2012; 25(6):962-8.

Teófilo, TJS, Dias MSA. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral. Interface. 2009; 13(30):137-51.

Backes VMS, Moya JLM, Prado ML. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Rev Latino-Am Enferm. 2011; 19(2):421-8.

Sebold LF, Carraro TE. Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano. Rev bras enferm. 2013; 66(4):550-6.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão/ Review Article/ Artículo de Revisión

Como Citar

Paulino, V. C. P., Almeida da Silva, L., Aparecida do Prado, M., Alves Barbosa, M., & Celeno Porto, C. (2017). Formação e saberes para a docência nos cursos de graduação em enfermagem / Training and skills for teaching in nursing undergraduate courses / Formación y conocimientos para la enseñanza en cursos de graduación en enfermería. Journal Health NPEPS, 2(1), 272-284. https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1822