Formação e saberes para a docência nos cursos de graduação em enfermagem / Training and skills for teaching in nursing undergraduate courses / Formación y conocimientos para la enseñanza en cursos de graduación en enfermería
Palavras-chave:
Formação, Docente, Ensino SuperiorResumo
Objetivo: identificar na literatura científica produções sobre a formação e saberes para a docência nos cursos de graduação em Enfermagem no período de 2001 a 2015. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDILINE. Adotados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 18 artigos. Resultados: após a análise, leitura e releitura dos artigos, foram estabelecidas duas categorias: A expansão dos cursos de graduação e a formação docente e A reorientação da formação dos profissionais de saúde e a formação docente. Conclusão: a docência é uma função complexa que exige saberes e formação específica para o exercício da mesma e as pós-graduações tem um papel preponderante na formação para a docência em seus programas e precisa incentivar ações de educação permanente.
Referências
Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Parecer CNE/CES nº. 1133 de 07 agosto de 2001, Brasília, Brasil.
Ministério da Saúde (BR). Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.
Madeira MZA, Lima GSB. O significado da prática docente na constituição do Saber ensinar das professoras do curso de enfermagem da Universidade federal do Piauí. Texto & contexto enferm. 2010; 19(1):70-6.
Backes DS. Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Rev bras enferm. 2010; 63(3):421-426.
Rodrigues M, Pacheco T, Sobrinho, JACM. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor Rev bras enferm. 2008; 61(4):435-40.
Backes VMS. Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem. Texto & contexto enferm. 2013; 22(3):804-10.
Oliveira CC, Vanconcellos MMM. The institucional pedagogical devolopment form Hiher Education teaching. Inteface. 2011; 15(39):1011-24.
Fernandes JD. Expansão da Educação Superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em Enfermagem. Rev latinoam enferm. 2013; 21(3):1-8.
Masetto, MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Sammus; 2012.
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1):102-6.
Severino JA. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez; 2016.
Barbosa TS, Baptista SS. O movimento de expansão dos cursos de Enfermagem na Região Centro oeste. Rev eletrônica enferm. 2008;10(4):945.56.
Teixeira E. Panorama dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil na década das Diretrizes Curriculares. Rev bras enferm. 2013; 66(esp):102-10.
Pimentel V, Mota DDCF, Kimura M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(1):161-4.
Rodrigues M, Pacheco T, Sobrinho JACM. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Rev bras enferm. 2008; 61(4):435-40.
Pereira WR, Ribeiro MRR, Santos NC, Depes VB. Práticas pedagógicas, processos de subjetivação e desejo de aprender na perspectiva institucionalista. Acta paul enferm. 2012; 25(6):962-8.
Teófilo, TJS, Dias MSA. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral. Interface. 2009; 13(30):137-51.
Backes VMS, Moya JLM, Prado ML. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Rev Latino-Am Enferm. 2011; 19(2):421-8.
Sebold LF, Carraro TE. Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano. Rev bras enferm. 2013; 66(4):550-6.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.