Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
Palabras clave:
Capacitação em Serviço, Educação, Pesquisa Qualitativa, Docentes, Serviços de Saúde Escolar.Resumen
Objetivo: elaborar uma capacitação sobre uso de substâncias psicoativas destinada a professores de ensino médio e fundamental e submetê-lo à avaliação por especialistas. Método: foi realizado um estudo metodológico e qualitativo. A trajetória metodológica seguiu as etapas: desenvolvimento de aulas da capacitação, envio do material para análise das especialistas e avaliação das questões. Resultados: foram avaliados 11 itens do questionário avaliativo de conformidade, e apenas dois deles não apresentaram concordância. Na análise qualitativa, foram produzidas quatro categorias temáticas: construir estratégias em parceria, contextualizar o tema, quebrar paradigmas e produzir reflexão, e promover conhecimentos específicos. O modelo proposto foi capaz de instrumentalizar os professores na identificação dos padrões do uso de drogas.Considerações finais: avaliação de especialistas na área da saúde, se constitui como uma etapa fundamental na busca por maior sucesso na oferta de capacitações desta natureza. Materiais destinados à capacitação de professores, além do aspecto técnico, devem prezar pela diversidade contextual de atuação docente.Referencias
Adade M, Monteiro S. Educação sobre drogas: uma proposta orientada pela redução de danos. Educ Pesqui. 2014; 40(1): 215-230
Ferreira TCD, Sanchez ZM, Ribeiro LA, Oliveira LG, Nappo SA. Percepções e atitudes de professores de escolas públicas e privadas perante o tema drogas. Interface (Botucatu). 2010; 14(34): 551-562.
Ronzani TM, Silveira PS. Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF; 2014. 4. Araldi JC, Njaine K, Oliveira MC, Ghizon AC. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas naadolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu). 2012; 16(40): 135-46.
Silva PMC, Galon T, Zerbetto SR, Moura AAM, Volpato RJ, Gonçalves AMS. Percepções, dificuldades e ações de professores frente às drogas na escola. Educ Pesqui. 2018; 44: e182015.
Babor TF, Del Boca F, Bray JW. Screening, Brief Intervention and Referral to Treatment: implications of SAMHSA's SBIRT initiative for substance abuse policy and practice. Addiction. 2017; 112(Suppl 2): 110-117.
Melo WS, Oliveira PJF, Monteiro FPM, Santos FCA, Silva MJN, Calderon CJ, et al. Guide of attributes of the nurse's political competence: a methodological study. Rev Bras Enferm. 2017; 70(3):526-534.
Graham M, Milanowski A, Miller J. Measuring and Promoting Inter-Rater Agreement of Teacher and Principal Performance Ratings. Center for Educator Compensation Reform. [Internet] 2012 [cited 2018 Jan 24] Available from: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED 532068.pdf
Sampieri RH, Collado CF, Lucio MPB. Metodologia de Pesquisa. 5a ed. Porto Alegre: Penso; 2013.
Gonçalves AMS, Ferreira PS, Abreu AMM, Pillon SC, Jezus SV. Estratégias de rastreamento e intervenções breves como possibilidades para a prática preventiva do enfermeiro. Rev eletrônica enferm. 2011; 13(2): 355- 60.
Dimeff LA, Baer JS, Kivlahan, DR, Marlatt GA. Alcoolismo entre estudantes universitários: uma abordagem de redução de danos (BASICS). 1a ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU); 2002.
Costa PHA, Mota DCB, Paiva FS, Ronzani TM. Desatando a trama das redes assistenciais sobre drogas: uma revisão narrativa da literatura. Ciênc saúde coletiva. 2015; 20(2): 395- 406.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc saúde coletiva. 2011; 16(7): 3061- 3068.
Brener ND, McManus T, Wechler H, Kann L. Trends in Professional Development for and Collaboration by Health Education Teachers—41 States, 2000–2010. J Sch Health. 2013; 83(10): 734–742.
Amato TC, et al. A atuação da educação na rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas. In Ronzani TM, et al. Redes de atenção aos usuários de drogas: políticas e práticas. São Paulo: Cortez; 2015.
Gosin MN, Dustman PA, Drapeau AE, Harthun ML. Participatory action research: creating an effective prevention curriculum for adolescents in the Southwestern US. Health Educ Res. 2003; 18(3): 363- 379
Ronzani TM, Formigoni MLOS. Estratégias de rastreamento e intervenção breve ao uso de álcool na APS: um pouco de realidade. In: LUIS, M.A.V. (org.). Os novos velhos desafios da saúde mental. 1a ed. Ribeirão Preto: EERP/USP; 2008.
Wagner EF, Tubman JG, Gil AG. Implementing school-based substance abuse interventions: methodological dilemmas and recommended solutions. Addiction. 2004; 99(suppl. 2):106-119.
Dalbosco C, Pereira ALD. Proposta Pedagógica. In: Brasil. Ministério da Educação. Prevenção ao uso de drogas: a escola na rede de cuidados, Brasília, 2013 [cited 2016 Jan 20]; p. 4-9. Available from: http://abramd.org/wpcontent/uploads/2014/05/2013_SAL TO_PARA_O_FUTURO_Prevencao_ao_ uso_de_Drogas.pdf
Fonseca MS. Como prevenir o abuso de drogas nas escolas? Psicol Esc Educ Campinas. 2006; 10(2):339-341.
Pereira APD, Paes AT, Sanchez ZM. Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas. Rev Saúde Pública. 2016; 50: 44.
Sodelli M. A abordagem proibicionista em desconstrução: compreensão fenomenológica existencial do uso de drogas. Ciênc saúde coletiva. 2010; 15(3):637-644.
Bezerra AAC, Vieira EF. Quadro teórico. In: O enigma das drogas: faceta da diversidade que desafia pais e professores reconstruída a partir de memórias de adolescentes usuários de drogas. 1a ed. Curitiba: Appris; 2013.
Souza FB, Andrade ALM, Rodrigues TP, Nascimento MO, De Micheli D. Avaliação das concepções de educadores de escolas públicas e particulares sobre uso de drogas: um estudo exploratório. Estud pesqui psicol. 2015; 15(3):1081-1095.
Moreira A, Vóvio CL, De Micheli D. Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador. Educ Pesqui. 2015; 41(1):119-135.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.