Construção e implementação de fichas técnicas de preparação de unidade de alimentação e nutrição/ Construction and implementation of technical datasheets for preparation of food and nutrition unit/ Construcción e implementación de fichas técnicas...

Autores

  • Igor Gabriel Santiago Pereira Universidade de Brasília
  • Letícia Wanzeller Lemos Universidade de Brasília
  • Kássia Gabrielly Estácio Lemos Universidade de Brasília
  • Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu Universidade de Brasília
  • Raquel Braz Assunção Botelho Universidade de Brasília
  • Érika Barbosa Camargo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Serviços de Alimentação, Alimentos.

Resumo

Objetivo: construir e implementar fichas técnicas de preparação de uma unidade de alimentação e nutrição militar de Brasília, Distrito Federal. Método: estudo longitudinal e quantitativo. Coleta de dados através de pesagem e observação in loco, construção de fichas técnicas de preparação com o auxílio do software CookGO. Foram realizadas análises nutricionais e análises de indicadores culinários a partir das informações nutricionais do software e das tabelas de composição de alimentos nele inseridas. Resultados: os dados demonstraram a falta de padronização dentro da unidade de alimentação e nutrição. Com isso há um grande desperdício em relação a alguns alimentos e um grande excesso na utilização de outros, gerando grande aporte de alguns nutrientes, como sódio e lipídeos. Conclusão: a ficha técnica de preparação possibilita identificar erros na produção e corrigi-los. Com ela pode-se padronizar preparações, reduzir desperdício, averiguar custo, criar lista de compras, rótulos e, sobretudo, a avaliação nutricional da preparação e sua adequação, o que permite a prevenção de DCNT.

Biografia do Autor

Igor Gabriel Santiago Pereira, Universidade de Brasília

Graduado em Nutrição pela Universidade Brasília e pós-graduando em Nutrição Comportamental pelo Centro Universitário Claretiano.

Letícia Wanzeller Lemos, Universidade de Brasília

Nutricionista graduada pela Universidade de Brasília e residente em urgência e emergência pelo IGESDF.

Kássia Gabrielly Estácio Lemos, Universidade de Brasília

Nutricionista graduada pela Universidade de Brasília.

Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu, Universidade de Brasília

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), especialista em Administração (1998) e mestre em Nutrição (2000) pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora Associada II do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana - PPGNH da Universidade de Brasília, Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Alimentos Nutrição e Saúde PPGANS da Universidade Federal da Bahia. Possui experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: prática profissional, bem-estar dos nutricionistas, metodologia de pesquisa, qualidade, Unidade de Alimentação e Nutrição, Atenção Dietética, Padronização e Higiene de alimentos. Seus interesses de pesquisa envolvem temas de comportamento organizacional e transformações do vínculo do indivíduo com o trabalho.

Raquel Braz Assunção Botelho, Universidade de Brasília

Possui graduação em nutrição pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciencias da Saude pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, cadastrada como orientadora do Mestrado em Nutrição Humana da UnB. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: gastronomia, alimentação regional, alimentação saudável e técnica dietética. 

Érika Barbosa Camargo, Universidade de Brasília

Doutorado em Ciências(medicina Interna e terapêutica) pela Universidade Federal de São Paulo (2013), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2002), graduação em nutrição pela Universidade de Brasília (1993), ). Atualmente Trabalha na FIOCRUZ de Brasilia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Tecnologias em Saúde - ATS, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência e tecnologia em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, qualidade de refeições, política de saúde e nutrição dietética.

Referências

Akutsu RCCA, Botelho RBA, Camargo EB, Oliveira KESD, Araújo WMC. A ficha técnica de preparação como instrumento de qualidade na produção de refeições. Rev Nutr. 2005; 18(2):277-279.

Martins CC. Padronização das preparações de restaurante do tipo self-service [Monografia]. Brasília: Universidade de Brasília; 2003. 66 p.

Santos IS, Duarte EC. Fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis na população adulta brasileira. Rev Saúde Pública. 2009; 43(Supl 2):5-6.

Barreto SM, Pinheiro ARDO, Sichieri R, Monteiro CA, Schimidt M I, Lotufo P, et al. Análise da estratégia global para alimentação, atividade física e saúde, da Organização Mundial da Saúde. Epidemiol serv saúde. 2005; 14(1):41-68.

Araújo WMC, Botelho RBA, Montebello NB, Borgo LA. Alquimia dos Alimentos. Brasília: Editora Senac-DF; 2014.

Goes VF, Valduga L, Soares BM. Determinação e Avaliação do Fator de Correção de Hortaliças em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava–PR. UNOPAR Cinet Ciênc Biol Saúde. 2013; 15(ESP):339-42.

Lemos AG, Botelho RBA, Akutsu RCCA. Determinação do fator de correção das hortaliças folhosas comercializadas em Brasília. Hortic bras. 2011; 29(2):231-236.

Costa V, Rosa MC. Medidas caseiras. Santa Catarina: PET Nutrição/UFSC; 1997.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – POF. Rio de Janeiro: IBGE; 2010.

Universidade de Campinas. TACO: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos. São Paulo: UNICAMP; 2011.

Stubenitsky K, Aaron J, Catt S, Mela D. The influence of recipe modification and nutritional information on restaurant food acceptance and macronutrient intakes. Public Health Nutr. 2000; 3(2):201-9.

Ornellas LH. Técnica dietética: seleção e preparo de alimentos. São Paulo: Atheneu; 2007.

Benetti GB, Branco LM, Comenale N, Atayde SR, Zollar V. Manual de Técnicas Dietéticas. São Caetano do Sul: Editora Yendis; 2014.

Silva SMCS, Bernardes SM. Cardápio – guia prático para a elaboração. São Paulo: Atheneu; 2001.

Anjos MCR. Relação de Fatores de Correção e índice de conversão (cocção) de alimentos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2012.

Proença RPDC. Aspectos organizacionais e inovação tecnológica em processos de transferência de tecnologia: uma abordagem antropotecnológica no setor de alimentação coletiva [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996. 327 p.

Martins CA. Informação alimentar e nutricional de sódio em rótulos de alimentos ultraprocessados prontos e semiprontos para o consumo comercializados no Brasil [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de santa Catarina; 2012. 140 p.

Denardin CC, Silva LP. Estrutura dos grãos nulos de amido e sua relação com propriedades físicoquímicas. Cienc Rural. 2009; 39(3):945-954.

Phillipi ST. Nutrição e técnica dietética. Barueri: Manole; 2004.

Frantz CB, Veiros MB, Proença RPC, Sousa AA. Development of a method for controlling salt and sodium use during meal preparation for food services. Rev Nutr. 2013; 26(1):75-87.

Downloads

Publicado

01/06/2019

Como Citar

Pereira, I. G. S., Lemos, L. W., Lemos, K. G. E., Akutsu, R. de C. C. de A., Botelho, R. B. A., & Camargo, Érika B. (2019). Construção e implementação de fichas técnicas de preparação de unidade de alimentação e nutrição/ Construction and implementation of technical datasheets for preparation of food and nutrition unit/ Construcción e implementación de fichas técnicas. Journal Health NPEPS, 4(1), 210–227. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3388

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale