Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Docente da Universidade Estadual do Maranhão
  • Iel Marciano de Moraes Filho Universidade Paulista - Campus Brasília - Departamento de Enfermagem
  • Ana Maria Soek Professora Orientadora da Pós-Graduação em Educação da Fael. Professora do Setor de Educação da UFPR.
  • Najra Danny Pereira Lima
  • Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva Conselho Regional do Paraná – COREN-PR.
  • Lucas Monteiro Lima Universidade Federal de Goiás
  • Mayara Cândida Pereira Universidade Paulista (UNIP) Campus Brasília-DF-Brasil.
  • Thais Vilela de Sousa Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Cuidadores, Ensino, Pais, Educação

Resumo

Objetivo: analisar a compreensão de pais/cuidadores de estudantes no espectro autista acerca do uso/aplicação dos princípios do ensino estruturado no cotidiano educacional de seus filhos/pessoas cuidadas, bem como as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Método: estudo avaliativo, exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, realizado em Caxias, Maranhão, no período de março e dezembro de 2017, junto a 32 pais/cuidadores de estudantes no espectro autista que integram a rede regular de ensino pública ou privada. Os dados foram coletados por meio de um formulário e entrevista. Para analisá-los, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: predominou participantes do sexo feminino, entre 26 a 35 anos, casadas, que realizam atividades ocupacionais como professor, auxiliar administrativo e autônomo. A maior parte dos estudantes apresentava entre três e sete anos, do ensino público e com participação das atividades propostas na escola. Organizaram-se as informações em três categorias: Dificuldades cotidianas apresentadas por estudantes com transtorno do espectro autista, Acompanhamento do estudante nas atividades educacionais, e Conhecimento e uso do ensino estruturado no cotidiano escolar. Considerações finais: a maioria dos participantes desconhece os princípios do ensino estruturado, embora seu uso possa melhorar as relações interpessoais, repercutir no aprimoramento da aprendizagem, estabelecimento de rotinas e seguimento de instruções.

Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Docente da Universidade Estadual do Maranhão

                           Enfermeira. Doutora em Saúde. Docente da Universidade Estadual do Maranhão.  

Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista - Campus Brasília - Departamento de Enfermagem

                                   

Ana Maria Soek, Professora Orientadora da Pós-Graduação em Educação da Fael. Professora do Setor de Educação da UFPR.

                             

Pedagoga. Mestre em Educação pela UFPR. Especialista em: Neuropsicologia; Organização do Trabalho Pedagógico; e Tutoria EaD e Novas Tecnologias. Professora Orientadora da Pós-Graduação em Educação da Fael. Professora do Setor de Educação da UFPR

Najra Danny Pereira Lima

                 Enfermeira. Mestre em Análise do Comportamento Aplicada. 

Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva, Conselho Regional do Paraná – COREN-PR.

             Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão em Saúde. Enfermeiro Fiscal do Conselho Regional do Paraná – COREN-PR. 

Lucas Monteiro Lima, Universidade Federal de Goiás

    Fisioterapeuta. Mestrado em Ciências da Saúde. Liga de Hipertensão Arterial/Universidade Federal de Goiás.

Mayara Cândida Pereira, Universidade Paulista (UNIP) Campus Brasília-DF-Brasil.

       Enfermeira. Doutoranda   em   Gerontologia da Universidade Católica de Brasília). Mestre em Gerontologia. Coordenadora   do   Curso   de Enfermagem   da   Universidade Paulista (UNIP) Campus Brasília-DF-Brasil. 

Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil

     Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil 

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Carvalho Filha, F. S. S., Moraes Filho, I. M. de, Soek, A. M., Lima, N. D. P., Silva, M. V. da R. S. da, Lima, L. M., … Sousa, T. V. de. (2021). Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores/ Structured teaching in the daily life of students on the autistic spectrum: understanding of parents/caregivers/ Enseñanza estructurada en el cotidiano de estudiantes insertados en el espectro autista: comprensión de padres/cuidadores. Journal Health NPEPS, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5000

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