Avaliação de conteúdo do Protocolo de Diagnóstico da Depressão em Adulto (PDDA), versão alfa®/ Content evaluation of the Adult Depression Diagnosis Protocol (ADDP) Alfa® version/ Evaluación del contenido del Protocolo de Diagnóstico de Depresión en Adultos (PDDA), versión Alpha®

Autores

Palavras-chave:

Depressão, Protocolos Clínicos, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: avaliar o conteúdo do Protocolo de Diagnóstico da Depressão em Adulto (PDDA). Método: estudo metodológico, descritivo e com abordagem quanti-qualitativa, que ocorreu de julho a agosto de 2019, com a participação de 23 avaliadores, profissionais de saúde mental. Verificou-se o grau de concordância entre os avaliadores, pelo percentual de concordância (PC) e o índice de validade de conteúdo (IVC). Resultados: obtiveram-se PC entre 95,65% e 100,00%, e IVC entre 0,99 e 1 na avaliação do conteúdo dos constructos internos do instrumento, quanto ao tamanho dos títulos e dos tópicos, gramática, compreensão, redação, fidedignidade, clareza, coerência, representatividade, operatividade, adequação (a ser utilizados em serviços de saúde) e à aplicabilidade em saúde. Conclusão: o conteúdo do protocolo foi avaliado e adequado aos apontamentos dos avaliadores, tendo na versão final características de um instrumento possível de ser utilizado para o diagnóstico da depressão em adultos.

Referências

Medeiros AA, Calazans R. A depressão em Freud: uma análise do conceito a partir da teoria freudiana. Tempo psicanal. 2021; 53(1):108–25.

Santos TC, Penido MA. Transtorno distímico: uma ilustração clínica pela perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Cognitiva Processual. Rev Bras Psico. 2022; 24(1):1-15.

Ferreira DC, Tourinho EZ. Desamparo Aprendido e Incontrolabilidade: Relevância para uma Abordagem Analítico-Comportamental da Depressão. Psic Teor Pesq. 2013; 29(2):211-219.

Weightman MJ, Knight MJ, Baune BT. A systematic review of the impact of social cognitive deficits on psychosocial functioning in major depressive disorder and opportunities for therapeutic intervention. Psychiatry Res. 2019;274(18):1-15.

Campos FAAC, Feitosa FB. Elaboração de um protocolo para o diagnóstico da depressão. Enferm Cuid Humanizados. 2017; 6(2):21–31.

Barbosa DCM, Furman GR, Santos AL, Molena-Fernandes CA. Depression in the wives of convicted men: prevalence and associated factors. Rev Bras Enferm. 2018; 71(suppl 1):538–45.

Bento AAC, Higino MHPC, Fernandes AGO, Silva TCR. Factors related to depressive symptoms in university students. Aquichan. 2021;21(3):1-12.

Brito VCA, Bello-Corassa R, Stopa SR, Sardinha LMV, Dahl CM, Viana MC. Prevalência de depressão autorreferida no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde 2019 e 2013. Epidemiol Serv Saúde. 2022; 31(spe1):1-13.

Martínez P, Rojas G, Fritsch R, Martínez V, Vöhringer PA, Castro A. Comorbilidad en personas con depresión que consultan en centros de la atención primaria de salud en Santiago, Chile. Rev Med Chil. 2017; 145(1):25–32.

Campos FAAC, Feitosa FB, Bezerra LA. 1-5 Content Validation of the Adult Depression Diagnostic Protocol (ADDP) Alpha Version®. Int j neuro phys ther. 2022; 8(1):1–5.

Pinto RH, Santos CR, Senna SM, Sousa SM, Leal LP, Vasconcelos EMR. Construção e validação do instrumento para avaliar o estresse em professores. Rev Enferm UFPE on line. 2018; 12(9):2283-2292.

Lemos CS, Poveda VB, Peniche ACG. Construction and validation of a nursing care protocol in anesthesia. Rev Latinoam Enferm. 2017; 25:e295.

Castro E, Santos D, Marinho De Oliveira IC, Feijão AR, Correspondente Alexsandra A, Feijão R, et al. Validation of a nursing care protocol for patients undergoing palliative care. Acta Paul Enferm. 2016; 29(4):363–73.

Cubas MR, Faoro NT, Moysés ST, Carvalho DR. Avaliação da Atenção Primária à Saúde: validação de instrumento para análise de desempenho dos serviços. Saúde em Debate. 2017; 41(113):471–85.

Lucas MG, Nalin GV, Sant’Anna ALGG, Oliveira SA, Machado RC. Validation of content of an instrument for the evaluation of training in cardiopulmonary resuscitation. Rev Min Enferm. 2018; 22:e-1132.

Medeiros RKS, Ferreira Júnior MA, Torres GV, Vitor AF, Santos VEP, Barichello E. Validação de conteúdo de instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica. Rev Eletr Enf. 2015; 17(2):278-89.

Gomes NS, Oliveira TR, Silva AMB, Barichello E. Validação de instrumento para avaliação do conhecimento profissional acerca da hipodermóclise. Rev Enferm Atenção Saúde. 2019; 8(1):103-117.

Melo GP, Andreto LM, Araújo VMG, Holanda VR. Elaboração e validação do protocolo assistencial de enfermagem para sala de pré-parto, parto e pós-parto. Rev Eletr Enf. 2016; 18:e1204.

Perroca MG, Gaidzinski RR. Avaliando a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para classificação de pacientes: coeficiente Kappa. Rev Esc Enferm USP. 2003; 37(1):72–80.

Campos FAAC, Guedes D, Feitosa FB. A construção do protocolo de enfermagem para operacionalizar o processo de enfermagem em saúde mental. Saúde redes. 2019; 5(1):163–79.

Campos FAAC. Protocolo de registro en terapia familiar para salud mental (PRTF-SM1). Rev Uruguaya Enferm. 2019; 14(2):15-33.

Campos FAAC. A construção de um protocolo de registro em terapia familiar para saúde mental. Saúde redes. 2021; 7(2):189–204.

Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011; 16(7):3061–8.

Mattos S, Moreira T, Florêncio R, Cestari V. Elaboração e validação de um instrumento para mensurar Autopercepção de Saúde em adultos. Saúde debate. 2021; 45(129):366–77.

Ferreira NC, Gesteira ECR, Romano MCC, Café ACC, Silva GN. Construção e validação de cartilha educativa para promoção da alimentação de adolescentes com transtornos mentais. Res Soc Devel. 2022; 11(9):1-10.

Pinto JC. Escala (Re) Career - Estilos de Coping: validade de conteúdo. Psicol USP. 2021; 32(e200048):1-12.

Vaz CT, Lucino MBS, de Freitas DS, Ramos AA, de Paula PAB. “Cuidando de quem cuida”: a saúde mental dos trabalhadores da atenção primária à saúde. Braz J Dev. 2022; 8(4) 28436–53.

Zanardo ABR, Ventura CAA. Adaptação cultural e validação do módulo Strategies to end seclusion restraint do ToolKit QualityRights. Rev Latinoam Enferm. 2022; 30(e3553):1-16.

Paulo AC, Rodacki CLN, Caetano HBS, Cabral AS, Hoinatski R, Caetano CI, et al. Validação do questionário de saúde e performance para policiais e bombeiros militares (QSPM). Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2021; 8(26):1–10.

Macedo MLM, Chaves SPL, Amaral AK de FJ, Pontes ES, Silva DN, Cruz RL, et al. Content and layout development and validation of a vocal health guide for older adults. Rev CEFAC. 2020; 22(1):1-10.

Pasquali L. Psicometria. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(spe):992–9.

Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB, Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol serv saúde. 2017; 26(3):649–59.

Rezende Souza K, Miceli Kerbauy MT. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educ filos. 2017; 31(61):21–44.

Campos FAAC, Araújo LRH. Avaliação do sistema em saúde Sinan em relação ao agravo violência autoprovocada (tentativas de suicídio) em Rio Branco/AC: 2011 a 2020 [monografia]. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz; 2021.

Rosa LS, Mackedanz LF. A Análise temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Atos Pesqui Educ. 2021; 16(e8574):1-23.

Loch MR, Lemos EC, Jaime PC, Rech CR. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliar intervenções em relação aos princípios da Promoção da Saúde. Epidemiol serv saúde. 2021; 30(3):1-10.

Farias QLT. Tecnologia educativa digital para promoção de adolescentes: estudo de validação da saúde mental por especialistas [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2021.

International Classification of Diseases 11th Revision (ICD-11). The global standard for diagnostic health information [acesso em 06 nov 2022]. Disponível em: https://icd.who.int/en.

Nascimento MIC. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). Porto Alegre: Artmed; 2014.

Tier CG, Santos SSC, Pelzer MT, Bulhosa MS. Escalas de avaliação da depressão em idosos. Rev baiana enferm. 2007; 2/3(21):27-36.

Calil HM, Pires MLN. Aspectos gerais das escalas de avaliação de depressão. Psiquiatr clin. 1998; 25(5):240-4.

Moreno RA, Moreno DH. Escalas de depressão de Montgomery e Asberg (MADRS) e de Hamilton (HAM-D). Rev psiquiatr clín. 1998; 25(5):262-72.

Freire MA, Figueiredo VLM, Gomide A, Jansen K, Silva RA, Magalhães PVS, et al. Escala Hamilton: estudo das características psicométricas em uma amostra do sul do Brasil. J Bras Psiquiatr. 2014; 63(4):281–9.

Beck AT. An Inventory for Measuring Depression. Arch Gen Psychiatry. 1961; 4(6):561.

Zung WWK. A Self-Rating Depression Scale. Arch Gen Psychiatry. 1965; 12(1):63.

Zung WWK. The depression status inventory: An adjunct to the self-rating depression scale. J Clin Psychol. 1972; 28(4):539–43.

Paranhos ME, Argimon IIL, Werlang BSG. Propriedades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II) em adolescentes. Aval psicol. 2010; 9(3):383-392.

Santos IS, Tavares BF, Munhoz TN, Almeida LSP, Silva NTB, Tams BD, et al. Sensibilidade e especificidade do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) entre adultos da população geral. Cad Saude Publica. 2013; 29(8):1533–43.

Malloy-Diniz LF, Schlottfeldt CGMF, Neves PFFS, Correa H. Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburg: análise fatorial e desenvolvimento de uma versão de seis itens. Rev Bras Psiquiatr. 2010; 3(32):316-318.

Baptista MN, Gomes JO. Escala Baptista de Depressão (Versão Adulto) - EBADEP-A: evidências de validade de construto e de critério. Psico-USF. 2011; 16(2):151–61.

Bolsoni LM, Zuardi AW. Estudos psicométricos de instrumentos breves de rastreio para múltiplos transtornos mentais. J Bras Psiquiatr. 2015; 64(1):63–9.

Cartão Babel de Saúde Mental na Atenção Básica [acesso em 06 nov 2022]. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://moodle.unasus.gov.br/vitrine29/pluginfile.php/25043/mod_resource/content/7/Cart%C3%A3o_babel.pdf

Alves MMS, Ferrete AASS, Santos WL. Development and validation of a digital vulnerability identification instrument (Q-IVD) for primary education students [Internet]. [citado 2022 Nov. 7]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4126.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ardisson Cirino Campos, F. A., Menéndez Rodríguez, T. D., & Biasotto Feitosa, F. (2022). Avaliação de conteúdo do Protocolo de Diagnóstico da Depressão em Adulto (PDDA), versão alfa®/ Content evaluation of the Adult Depression Diagnosis Protocol (ADDP) Alfa® version/ Evaluación del contenido del Protocolo de Diagnóstico de Depresión en Adultos (PDDA), versión Alpha®. Journal Health NPEPS, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5942

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale