Enfermagem transcultural: um desafio na formação em enfermagem/ Transcultural nursing: a challenge in nursing education/ Enfermería transcultural: un desafío en la formación de enfermería
Palavras-chave:
Competência Cultural, Diversidade Cultural, Enfermagem, Enfermagem Transcultural, Estudantes de EnfermagemResumo
Objetivo: investigar na literatura a aplicação do ensino da enfermagem transcultural para estudantes de cursos de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa de artigos publicados entre 2011 e 2021 através de buscas na Medline, Lilacs, BDENF e IBECS, a partir da questão norteadora: qual a abordagem da literatura sobre a aplicação do ensino da enfermagem transcultural para estudantes de cursos de graduação em enfermagem? Resultados: foram encontrados um total de 92 artigos, dos quais 10 foram incluídos nesta revisão. Identificou-se que minicursos e workshops sobre enfermagem transcultural e intercâmbios culturais aumentam a competência cultural dos estudantes, tendo, portanto, impacto positivo sobre as atitudes dos futuros enfermeiros. Renovações de currículos e preparação dos docentes devem ser consideradas para o aperfeiçoamento do ensino da enfermagem transcultural. Considerações finais: o ensino da enfermagem transcultural para estudantes de graduação em enfermagem não deve se limitar a aulas teóricas, devendo ser enfatizado também através do ensino prático.
Referências
Moreira LR, Siqueira AT, Santos PT, Ladislau VN. Percepção do enfermeiro acerca da formação acadêmica para o exercício profissional. Enferm Rev. 2018; 21(1):34-50.
Sherman RO, Prestia AS. Win-win leadership practicums. Nurs Manage. 2018; 49(4):7-8.
Polat DC, Akcan E. Hemsirelik ogrencilerinin yabanci uyruklu hastalara bakim vermede yasadigi guçlukler (Difficulties experienced of nursing students who give care foreign patients). Anadolu Hemsirelik ve Saglik Bilimleri Dergisi. 2016; 19(Özel Sayi):9-13.
Fontana RT. A interculturalidade na formação dos profissionais de enfermagem. Rev Contexto Educ. 2019; 34(109):36-51.
Aydin G, Karamehmet B. Factors affecting health tourism and international health-care facility choice. Int J Pharm Healthc Mark. 2017; 11(1): 16–36.
Larsen R, Mangrio E, Persson K. Interpersonal communication in transcultural nursing care in India: a descriptive qualitative study. J Transcult Nurs. 2020; 1-8.
Fernandes MCL, Silva W, Tolentino TS, Araújo MJA, Joventino MLS, Silva PE. Conhecimento de profissionais de enfermagem acerca da assistência à saúde dos transexuais. Rev Ciênc Saúde Nova Esperança. 2019; 17(2):34-44.
Borson LAMG, Cardoso MS, Gonzaga MFN. A teoria ambientalista de Florence Nightingale. Saúde Foco. 2018; 10:1-5.
Silva KPS, Silva AC, Santos AMS, Cordeiro CF, Soares DAM, Santos FF, et al. Autocuidado a luz da teoria de Dorothea Orem: panorama da produção cientifica brasileira. Braz J Dev. 2021; 7(4):34043–34060.
Frota SS, Lopes LV, Onofre MR, Dodou HD, Guedes MVC. Aplicabilidade do modelo de adaptação de Roy no cuidado ao paciente diabético. Braz J Health Rev. 2020;3(4):10699–709.
McFarland MR, Wehbe-Alamah HB. Leininger’s theory of culture care diversity and universality: an overview with a historical retrospective and a view toward the future. J Transcult Nurs. 2019; 30(6):540-557.
Baghdadi NA, Ismaile S. Cultural competency of nursing faculty teaching in baccalaureate nursing programs in the United States. AMJ. 2018; 11(2):126-134.
(Dee) Ray MA. Remembering: my story of the founder of transcultural nursing, the late Madeleine M. Leininger, PhD, LHD, DS, RN, CTN, FAAN, FRCNA (Born: July 13, 1925; Died: August 10, 2012). J Transcult Nurs. 2019; 30(5):429–433.
Gunn JA. President’s message: cultural humility. J Transcult Nurs. 2019; 30(5):530.
Pacquiao DF. Transcultural nursing and population health. J Transcult Nurs. 2019; 30(5):530.
Silva ER, Alencar EB, Dias EA, Rocha LC, Carvalho SCM. Transculturalidade na enfermagem baseada na teoria de Madeleine Leininger. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2021; 13(2):e5561.
Brasil. Resolução nº. 573, de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes curriculares nacionais em enfermagem. Diário Oficial da União 6 nov 2018; 213(1):38.
Coutinho E, Amaral S, Parreira V, Chaves C, Amaral O, Nelas P. O cuidado cultural na trajetória da enfermagem transcultural e competência cultural. CIAIQ 2017. 2017; 2:1578-1587.
Zani LF, Terra MF. Conhecimentos sobre identidade de gênero e orientação sexual entre graduandos/as de enfermagem. J Health NPEPS. 2019; 4(2):167-179.
Nascimento VF, Hattori TY, Terças-Trettel ACP. Desafios na formação de enfermeiros indígenas em Mato Grosso, Brasil. Ciênc saúde coletiva. 2019; 25(1):47-56.
Castro NJC, Mesquit DS, Naka KS, Teixeira JBG, Borges RS. Ensino da saúde das populações tradicionais em cursos de enfermagem. Enferm Foco. 2019; 10(6):36-41.
Toronto CE, Remington R. A Step-by-Step Guide to Conducting an Integrative Review. In A Step-by-Step Guide to Conducting an Integrative Review; 2020.
Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005; 52:546-553.
Oliveira Araújo WC. Recuperação da informação em saúde. In ConCI: Convergências em Ciência da Informação. 2020; 3(2).
Brasil. Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Lei dos direitos autorais. Diário Oficial da União 20 fev 1998; 1:3.
Chan EA, Liu JYW, Fung KHK, Tsang PL, Yen J. Pre-departure preparation and co-curricular activities for Students' intercultural exchange: a mixed-methods study. Nurse Educ Today. 2018; 63:43–49.
Chan EA, Nyback MH. A virtual caravan - A metaphor for home internationalization through social media: a qualitative content analysis. Nurse Educ Today. 2015; 35:828-832.
Chang L, Chan SC, Hung SL. Embracing diversity and transcultural society through community health practicum among college nursing students. Nurse Educ Pract. 2018; 31:156–160.
Cruz JP, Estacio JC, Bagtang CE, Colet PC. Predictors of cultural competence among nursing students in the Philippines: a cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2016; 46:121–126.
Karatay G, Bowers B, Karadag EB, Demir MC. Cultural perceptions and clinical experiences of nursing students in Eastern Turkey. Int Nurs Rev. 2016; 63:547–554.
Larsen R, Reif L. Effectiveness of cultural immersion and culture classes for enhancing nursing students' transcultural self-efficacy. J Nurs Educ. 2011; 50(6):350-354.
Liang HF, Wu KM, Hung CC, Wang YH, Chen YC. Evaluation of nursing students’ perceptions of their cultural care competency: a mixed method study in Taiwan. Nurse Educ Pract. 2019; 41:102639.
Murray BA. Nursing students’ experiences of health care in Swaziland: transformational processes in developing cultural understanding. J Nurs Educ. 2015; 54(9):65-73.
Rifà-Ros R, Costa-Tutusaus L, Espinosa-Fresnedo C. Influencia de la formación en competencia cultural sobre la actitud frente a la inmigración de los estudiantes de tercero de enfermería. FEM. 2016; 16(2):105-110.
Wang Y, Xiao LD, Yan P, Wang Y, Yasheng A. Nursing students' cultural competence in caring for older people in a multicultural and developing region. Nurse Educ Today. 2018; 70:47–53.
Giger JN. Introduction to transcultural nursing. Transcultural Nursing Assessment and Intervention. 7ª ed. Riandeport Lane Elsevier; 2017.
Sjögren Forss K, Persson K, Borglin G. Nursing students’ experiences of caring for ethnically and culturally diverse patients. A scoping review. Nurse Educ Pract. 2019; 37:97–104.
Tanriverdi G. Transcultural nursing association and approach to the COVID-19 pandemic. J Educ Res Nurs. 2021; 18(Supp1):1–2.
Alemany-Arrebola I, Plaza del Pino FJ, Sánchez-Ojeda MA. Prejudiced attitudes of nursing students in Southern Spain toward migrant patients. J Transcult Nurs. 2020; 32(4):434–442.
Çelebi C. Hemsirelik farkli kulturden olan hastaya yaklasımları (The approaches of the nurses to the patients from different cultures) [Master Thesis]. Istanbul (TR): Marmara Universitesi; 2019.
Qin Y, Chaimongkol N. Simulation with standardized patients designed as interventions to develop nursing students’ cultural competence: a systematic review. J Transcult Nurs. 2021; 32(6):778-789.
Silva AGI, Sardinha DM, Costa HPG, Teixeira JL, Pereira JS, Silva KB, et al. Enfermagem e a Diversidade Transcultural Amazônica: Um Relato de Experiência. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2018; (19):e212.
Santos ANS, Nascimento ER. Proposições de cuidado cultural à enfermagem frente a as¬pectos da saúde reprodutiva de mulheres quilombolas. Rev baiana enferm. 2019; 33:e33375.
Paulino VCP, Silva LA, Prado MA, Barbosa MA, Porto CC. Formação e saberes para a docência de graduação em enfermagem. J Health NPEPS. 2017; 2(1):272-284.
Singleton JK. An Enhanced cultural competence curriculum and changes in transcultural self-efficacy in doctor of nursing practice students. J Transcult Nurs. 2017; 28(5):516–522.
James L, Stiles A, Stephens C. Nursing student differences in transcultural self-efficacy by culture curriculum: a longitudinal study. J Transcult Nurs. 2020; 32(3):286–294.
Rodriguez-Arrastia M, Ropero-Padilla C, Fernández-Sola C, Portillo MC. Nursing emigration in the United Kingdom: A qualitative exploration of the Spanish nursing community. Nurs Open. 2021; 8:675-687.
Nursalam N, Chen CM, Efendi F, Has EMM, Hidayati L, Hadisuyatmana S. The lived experiences of Indonesian nurses who worked as care workers in Taiwan. J Nurs Res. 2020; 28(2):e78.
Touray S, Sanyang B, Zandrow G, Dibba F, Fadera K, Kanteh E, et al. An assessment of critical care capacity in the Gambia. J Crit Care. 2018; 47:245-253.
Smith LS. Cultural competence: a guide for nursing students. Nursing. 2017; 47(10):18-20.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.