Enfermagem transcultural: um desafio na formação em enfermagem/ Transcultural nursing: a challenge in nursing education/ Enfermería transcultural: un desafío en la formación de enfermería

Autores

Palavras-chave:

Competência Cultural, Diversidade Cultural, Enfermagem, Enfermagem Transcultural, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: investigar na literatura a aplicação do ensino da enfermagem transcultural para estudantes de cursos de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa de artigos publicados entre 2011 e 2021 através de buscas na Medline, Lilacs, BDENF e IBECS, a partir da questão norteadora: qual a abordagem da literatura sobre a aplicação do ensino da enfermagem transcultural para estudantes de cursos de graduação em enfermagem? Resultados: foram encontrados um total de 92 artigos, dos quais 10 foram incluídos nesta revisão. Identificou-se que minicursos e workshops sobre enfermagem transcultural e intercâmbios culturais aumentam a competência cultural dos estudantes, tendo, portanto, impacto positivo sobre as atitudes dos futuros enfermeiros. Renovações de currículos e preparação dos docentes devem ser consideradas para o aperfeiçoamento do ensino da enfermagem transcultural. Considerações finais: o ensino da enfermagem transcultural para estudantes de graduação em enfermagem não deve se limitar a aulas teóricas, devendo ser enfatizado também através do ensino prático.

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Publicado

01/06/2022

Como Citar

Aydogdu, A. L. F. (2022). Enfermagem transcultural: um desafio na formação em enfermagem/ Transcultural nursing: a challenge in nursing education/ Enfermería transcultural: un desafío en la formación de enfermería. Journal Health NPEPS, 7(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6013

Edição

Seção

Artigo de Revisão/ Review Article/ Artículo de Revisión