Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud
Palavras-chave:
Pensamento, Docentes, Estudantes de Ciências da SaúdeResumo
Objetivo: analisar o uso do pensamento crítico por estudantes e professores da área da saúde. Método: estudo transversal e quantitativo, realizado entre fevereiro e outubro de 2021, com participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, de uma Universidade de Santa Catarina, e professores da mesma instituição, vinculados a cursos da área da saúde. Para a análise do pensamento crítico foi utilizado o instrumento Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde. Para a análise, utilizou-se o teste de qui-quadrado, teste t de Student e ANOVA. Resultados: todos os participantes tiveram grau de competência de pensamento crítico médio ou elevado, com destaque para o domínio “interpretação”, que foi mais elevado nos professores. Na competência “análise” foram observadas médias mais baixas para todos participantes. Conclusão: os participantes demonstraram boas habilidades de pensamento crítico, entretanto algumas habilidades se mostraram mais frágeis em alunos, devendo ser incentivadas.
Referências
Persky AM, Medina MS, Castleberry N. Developing Critical Thinking Skills in Pharmacy Students. Am J Pharm Educ. 2019; 83(2):7033.
Oliveira JF, Perez EZ, Ferreira MBG, Pires PS, Barichello E, Barbosa MH. Cultural adaptation and validation of an instrument about nursing critical thinking skills. Rev Bras Enferm. 2021; 74(2).
Marques MCMP, Lopes MJ, Magalhães MDDC, Sousa LMM. Desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes de enfermagem. Rev baiana enferm. 2022; 36:e42849.
Freitas EL, Ramalho-de-Oliveira D. Pensamento crítico no contexto da prática clínica: necessidade de reinventar a educação em farmácia. Rev Port Educ. 2015; 28(2):231-250.
Facione P. Executive Summary – Critical Thinking: a statement of expert consensus for purposes of educational assesment and instruction. Millbrae: California State University; 1990.
Amorim MMP. Pensamento crítico nos estudantes e profissionais da área da saúde. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. 2013. Universidade Fernando Pessoa. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. https://www.redalyc.org/pdf/362/36231157011.pdf.
Jorge I. Um modelo de avaliação para o pensamento crítico no e- fórum. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7099/1/afirse_2012.pdf.
Kahlke R, Eva K. Constructing critical thinking in health professional education. Perspect Med Educ. 2018; 7:156–165.
Marques R, Fraguas T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Res Soc Develop. 2021; 10(7):e31010716655.
Dias JAA, Davi HMSL, Vargens OMC. Ciência, enfermagem e pensamento crítico – reflexões epistemológicas. Rev enferm UFPE on line. 2016; 10(Supl. 4):3669-75.
Carvalho DPSRP, Vitor AF, Cogo ALP, Bittencourt GKGD, Santos VEP, Ferreira Jr MA. Critical thinking in nursing students from two Brazilian regions. Rev Bras Enferm. 2020; 73(1):e20170742.
Yasir AH. Teacher Perceptions of Critical Thinking among Students and Its Influence on Higher Education. Int J Res Sci Tec. 2020; 10(IV):7-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.