Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud
Palavras-chave:
Docentes, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Serviços de Integração Docente-Assistencial, PreceptoriaResumo
Objetivo: conhecer as vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde. Método: estudo exploratório e com abordagem qualitativa, realizado entre o primeiro semestre de 2019 e o último de 2020, junto a 24 alunos do último semestre do curso de enfermagem, em uma universidade pública de Mato Grosso, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma remota. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados: o processo de transição do formato tradicional do estágio supervisionado de enfermagem para uma nova modalidade de ensino-aprendizagem e acompanhamento em campo prático, foi concebido pelos estudantes com certa apreensão, pelo desconhecimento da estratégia, mas remetendo a ideia de maior liberdade e autonomia. Consideram que um preceptor deve ser comprometido com a ética e a formação de qualidade. Quanto a coordenação do estágio, veem como importante interlocução entre alunos e preceptores, estreitando laços e oportunizando momentos de trocas, com direcionamentos e apoio para o melhor aproveitamento. Conclusão: as vivências dos estudantes de enfermagem na preceptoria foram positivas, o que pode impactar na atuação profissional futura.
Referências
Batista J. Preceptoria em Enfermagem: Formação dos Enfermeiros para o SUS. Rev. Rede de Cuidados em Saúde[Internet]. 2016 [citado em 09 nov 2020]; 10(3):1-10. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/2849/2090
Oliveira, WA. Enfermagem: os desafios e dificuldades do início da carreira. Rev. De Enfermagem do FACIPLAC [Internet]. 2017 [citado em 12 nov 2020]; 2(2):1-19. Disponível em: http://revista.faciplac.edu.br/index.php/REFACI/article/view/227
França T, Medeiros KR, Belisario AS, Garcia AC, Pinto ICM, Castro JL et al. Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: A Contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino- Serviço. Rev.Ciênc. Saúde Coletiva [Internet]. 2017 [citado em 12 nov 2020]; 22(6):1817-1828.Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.30272016
Teixeira E. Em tempos de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFSM[Internet]. 2017 [citado em 23 fev 2021]; 7(2):3-4. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769228859
Nalom DMF, Ghezzi JFSA, Higa EFR, Peres CRFB, Marin NJSl. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Ciênc. saúde coletiva[Internet]. 2019 [citado em 23 fev 2021]; 24(5). DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.04412019
Maués J R, Siqueira GC, Araújo RMS, Domingues RJS, Freitas JJS, Kietzer KS. A integração ensino-serviço na perspectiva dos preceptores: análise de um contexto. Interdisciplinary Journal of Health Education[Internet].2020[citado em 23 fev 2021];5(2):81-86. DOI: https://doi. org/10.4322/ijhe.2020.009
Winters JRF, Prado ML, Heidermann ITSB. A Formação em Enfermagem Orientada aos Princípios do Sistema Único de Saúde: Percepção dos Formandos. Esc. Anna Nery[Internet]. 2016 [citado em 12 out 2020]; 20(2):248-253. Doi: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160033
Antunes TM, Dantas DV, Ferrari MFM. Preceptory as locus of learning and coproduction of knowledge. Rev. de Enfermagem UFPE On Line[Internet]. 2017 [citado em 12 nov 2020]; 11(10):3741-3748. Doi:https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a22612p3741-3748-2017.
Universidade do Estado de Mato Grosso. Resolução Nº 041/2017 –CONSUNI. Cáceres, 2017.
Bardin L. Análise de conteúdo. 70 Ed. São Paulo, 2011.
Magalhães MSC, Souza AC, Azevedo GM. Contributions of Nursing Preceptorship in the context of Primary Health Care from the perspective of active methodologies. Research, Society and Development[Internet]. 2020 [citado em 25 fev 2021]; 9(7): e270973681. Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3681
Silva FA, Costa NMSC, Lampert JB, Alves R. Teachers’ role in strengthening teaching-service-community integration policies: the context of Brazilian medical schools. Interface[Internet].2018[citado em 23 fev 2021]; 22(1):1411-1423. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0062
Makuch DMV, Zagonel IPS. Comprehensive Care in Health Teaching: A Systematic Review. Rev. bras. educ. med.[Internet].2017[citado em 24 fev 2021]; 41(4):515-524. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n4rb20170031
Andrade YNL, Menezes EG, Jardim MJA, Ribeiro JSST, Chaves RGR, Rolim ILTP. Conhecimento de Acadêmicos de Enfermagem Sobre Ensino-Aprendizagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev. Rene[Internet]. 2016 [citado em 12 nov 2020]; 17(5):602-609. Doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2016000500004
Paczek RS, Alexandre EM. Preceptoria em Enfermagem em um Serviço Público de Saúde. Rev Enferm UFPE on line[Internet]. 2019 [citado em 23 fev 2021]; 13:e242697. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242697
Esteves LSF, Cunha ICKO, Bohomol E, Santos MR. Supervisão Clínica e preceptoria/tutoria - contribuições para o Estágio Curricular Supervisionado. Rev Bras Enferm[Internet]. 2019 [citado em 23 fev 2021]; 72(6):1730-1735. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0785
Alves VH, Pereira AV, Dulfe PAM, Vieira BDG, Silva LA, Fontoura AMT et al. Preceptorship in nursing-midwifery: a training-intervention in health work. Rev Bras Enferm[Internet]. 2020 [citado em 23 fev 2021]; 73(6):20190661. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0661
Nunes GF, Gumarães TF, Pargeon JPOM, Bastos GCFC, Silva AMTC, Almeida RJ. Análise dos Níveis de Empatia de Professores e Preceptores Médicos de um Curso de Medicina. Rev Bras Educ Med[Internet].2020[citado em 23 fev 2021]; 44(1):e043. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190107.
Cosme FSMN, Valente GSC. Educação Permanente na Práxis de Preceptoria em Atenção Básica de saúde. Research, Society and Development[Internet]. 2020 [citado em 25 fev 2021]; 9(8): e653984490. Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd
Peduzzi M, Agreli HF. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primaria a Saúde. Interface (Botucatu) [Internet].2018[citado em 23 fev 2021]; 22(Supli.2):1525-1534. Doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827
Valentim LV, Luz RA, Santos LSC, Noca CRS. Percepção dos Profissionais de Enfermagem Quanto ao Trabalho em Equipe. Rev. Baiana de Enfermagem[Internet].2020[citado em 25 fev 2021];34:e37510. Doi: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37510
Peruzzo HE, Bega AG, Lopes APAT, Fernandez MC, Haddad L, Peres AM et al. Os Desafios de se Trabalhar em Equipe na Estratégia Saúde da Família. Esc. Anna Nery[Internet].2018[citado em 25 fev 2021];22(4):e20170372, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0372
Castro MR, Zeitoune RCG, Tracera GMP, Moraes KG, Batista KC, Nogueira MLF. A Humanização no Trabalho Docente de Enfermagem. Rev Bras Enferm[Internet].2019[citado em 25 fev 2021];73(1):e20170855. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0855
Marçal ARV, Zagonel IPS. Profissionalismo na formação de enfermeiros: apreensão das significações de docentes e estudantes. J Nurs Health[Internet].2020[citado em 25 fev 2021]; 10(1): e20101008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/18160/11426
Meireles DSL, Meireles RF, Tarim APVO, Carneiro SNV. A Teoria do Agir Comunicativo e sua Contribuição para a Relação Professor- Aluno no Ensino Superior. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet].2017[citado em 25 fev 2021];7(2):97- 112. Doi:https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2349
Ribeiro KRB, Prado ML, Backes VMS, Mendes NPN, Mororó DDS. Teaching in Health Residencies: Knowledge of Preceptors Under Shulman's analysis. Rev Bras Enferm[Internet]. 2020 [citado em 23 fev 2021]; 73(4):20180779. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0779
Barros MAA, Ferreira PJO, Silva FMP, Holanda R-A, Carneiro SNV. Perfil Acadêmico do Preceptor de Enfermagem na Atenção Primária. Rev. Expressão Católica Saúde[Internet]. 2018[citado em 26 fev 2021]; 2(2). Disponível em: http://reservas.fcrs.edu.br/index.php/recsaude/article/view/2081/pdf
Ferreira FDC, Dantas FC, Valente GSC. Nurses’ knowledge and competencies for preceptorship in the basic health unit. Rev Bras Enferm[Internet]. 2018 [citado em 23 fev 2021]; 71(4):1564-1571. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0533
Neves MGBC, Leite IDL, Priante PT. As concepções de preceptores do SUS sobre metodologias ativas na formação do profissional da saúde. Educ. rev.[Internet]. 2020 [citado em 23 fev 2021]; 36: e207303. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698207303
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.