Qualidade do sono e sonolência de estudantes de diferentes ciclos de medicina/ Sleep quality and sleepiness among students from different cycles of medical school/ Calidad del sueño y somnolencia en estudiantes de diferentes ciclos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.30681/2526101012991Keywords:
Higiene do Sono, Qualidade do Sono, Privação do Sono, Estudantes de MedicinaAbstract
Objetivo: avaliar a qualidade do sono e sonolência de estudantes de diferentes ciclos de medicina. Método: estudo quantitativo e descritivo realizado com 285 estudantes de medicina da Universidade Regional de Blumenau, em março de 2024. Os dados foram coletados remotamente, por meio de um questionário estruturado que incluiu o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e a Escala de Sonolência Epworth. Aplicou-se a estatística descritiva, com distribuição de frequências por sexo e ciclo, e posterior teste de hipótese (p<0,005). Resultados: identificou 67,7% com sonolência anormal e 65,8% com qualidade de sono ruim. A comparação por sexo não revelou diferenças significativas nos escores gerais de qualidade do sono, sugerindo que homens e mulheres apresentam padrões semelhantes. Estudantes que afirmaram consumir bebidas energéticas relataram demorar mais para dormir (p=0,003), sentir muito calor (p=0,037), tomar remédios para dormir (p=0,003), ter episódios de desorientação (p=0,003) e ter a maior probabilidade de cochilar conversando (p=0,000). Por outro lado, quem afirmou não consumir, indicam dormir mais horas por noite (p=0,000). Conclusão: os acadêmicos de medicina não possuem qualidade de sono e sonolência adequada, em especial aqueles que consomem bebidas energéticas.
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