Desvelando os sentidos da educação permanente em um programa municipal: estudo sociopoético / Unveiling the meanings of continuing education in a municipal program: sociopoetic study / Desvelando los sentidos de la educación permanente en un programa...
Palabras clave:
Educação Continuada, Equipe de Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública.Resumen
Objetivo: discutir os sentidos atribuídos à Educação Permanente em Saúde (EPS) pela equipe de um programa municipal de hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus (DM). Método: pesquisa qualitativa, na perspectiva sociopoética. Realizado grupo-pesquisador com 18 integrantes da equipe de enfermagem, atuantes na coordenação do programa municipal, nas policlínicas regionais e unidades básicas de saúde da rede de saúde do município de Niterói, realizando atendimento básico aos portadores de HA e DM. Utilizou-se a análise de conteúdo temático categorial para tratar os dados produzidos. Foi aprovado em comitê de ética respeitando a resolução 466/2012. Resultados: os participantes abordaram assuntos como educação em serviço, educação em saúde, educação em família e qualidade de vida. Conclusão: o desempenho profissional é influenciado por um ambiente de trabalho que valoriza as discussões sobre as problemáticas existentes nele e a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta necessária para a consolidação do Sistema Único de Saúde, mas há dificuldades na sua implementação na prática.
Referencias
Moreira RS, Nico LS, Tomita NE, Ruiz T. A saúde bucal do idoso brasileiro: revisão sistemática sobre o quadro epidemiológico e acesso aos serviços de saúde bucal. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2005 Nov/Dez [acesso em 2016 Jun 17];21(6);1665-75. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n6/03.pdf
Tavares DMS, Côrtes RM, Dias FA. Qualidade de vida e comorbidades entre os idosos diabéticos. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2010 Jan/Mar [acesso em 2016 Jun 15];18(1):97-103. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v18n1/v18n1a17.pdf
Colomé ICS, Lima MADS, Davis R. Visão de enfermeiras sobre as articulações das de saúde entre profissionais de equipes de saúde da família. Rev esc enferm USP [Internet]. 2008 Jun [Acesso em 2016 Jun 20];42(2):256-61. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n2/a06.pdf
Ministério da Saúde (BR). Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes mellitus (DM): protocolo [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2001. [acesso em 2016 Jun 25]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_06.pdf
Ministério da Saúde (BR). Portaria GM/MS nº 1.996, 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. [acesso em 2016 Jun 25]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2014.
Barros EJL. Permanent education as proposal for better practice in nursing/health care. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2014 Fev [acesso em 2016 Jun 20];8(2):1-3. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewFile/6090/pdf_4505
Moraes LMP, Braga VAB, Silveira LC. Sociopoética e enfermagem: uma aproximação na pesquisa com adolescentes. Rev baiana enferm [Internet]. 2003 Jan/Ago [acesso em 2016 Jun 15];18(1/2):89-96. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3875/2840
Torres JA, Santos I, Vargens OMC. Construindo uma concepção de tecnologia de cuidado de enfermagem obstétrica: estudo sociopoético. Texto contexto enferm [Internet]. 2008 Out/dez [acesso em 2016 Jun 22];17(4):656-64. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/05.pdf
Gauthier, J, Santos, I. A socio-poética: fundamentos teóricos, técnicas diferenciadas de pesquisa, vivências. Rio de Janeiro (RJ): NAPE; 1996.
Gauthier J. O oco do vento. Metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba (PR): CRV; 2012.
Gadotti M. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo em perspectiva [Internet]. 2000 [acesso em 2016 Jun 15];14(2):3-11. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf
Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 7ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC; 2000.
Ministério da Saúde (BR). Políticas de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde [Internet]. Brasília: Ministário da Saúde; 2004. [acesso em 2016 Jun 22]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica2_vpdf.pdf
Ministério da Saúde (BR). A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer [Internet]. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2005. [acesso em 2016 Jun 22]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/educacao_permanente_entra_na_roda.pdf
Schall VT, Struchiner M. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública [Internet]. 1999 [acesso em 2016 Jun 20];15(suppl.2):S4-S6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v15s2/1282.pdf
Gauthier J, Hirata M. A enfermeira como educadora. In: Santos I, Figueiredo NMA, Duarte MJRS, Sobral VRS, Marinho AM. Enfermagem fundamental. São Paulo (SP): Atheneu; 2001.
Paschoal AS, Mantovani MF, Meier MJ. Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2007 [acesso em 2016 Jun 18];41(3):478-84. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n3/19.pdf
Peduzzi M, Guerra DA, Braga CP, Lucena FS, Silva JAM. Atividades educativas de trabalhadores na atenção primária: concepções de educação permanente e de educação continuada em saúde presentes no cotidiano de Unidades Básicas de Saúde em São Paulo. Interface [Internet]. 2009 Jul/Set [acesso em 2016 Jun 19];13(30):121-34. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v13n30/v13n30a11.pdf
Davini MC. Enfoques, Problemas e Perspectivas na educação Permanente dos recursos Humanos de Saúde. In: Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde. Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Brasília; 2009. p. 64.
Fuzissaki MA, Clapis MJ, Bastos MAR. Consolidação da política nacional de Educação Permanente: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE [Internet]. 2014 Abr [Acesso em 2016 Jun 14];8(4):1011-20. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/3785/pdf_4937
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.